domingo, 26 de novembro de 2017

Cultura


Notícia

 

Cultura

 

Theatro da Paz recebe último Concerto Didático de 2017

25/11/2017 09:12h
O projeto Concertos Didáticos, da Fundação Carlos Gomes em parceria com as Secretarias de Educação do Pará e do município de Belém, realizou nesta sexta (24), no Theatro da Paz, o último concerto comentado do ano com apresentações de cantores líricos do Núcleo de Ópera do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).
Pela manhã, 500 crianças e adolescentes de escolas públicas lotaram o Theatro da Paz para assistir às apresentações dos cantores líricos do IECG. Eles mostraram um Highlights de Ópera didático, interpretando cenas de óperas de grandes compositores.
A coordenadora do Núcleo de Ópera do IECG, Jena Vieira, falou sobre a alegria dos cantores líricos de apresentar esse gênero musical para um público mais jovem. “Crianças são uma das melhores plateias que um cantor lírico pode ter, tanto pela honestidade quanto pela reação que eles têm. Eles reagem imediatamente tanto pela tristeza quanto pelo sorriso. Então os cantores líricos conseguem trabalhar alegres e mais à vontade com um público que reage dessa forma”.
No último concerto do ano, escolas de São João de Pirabas, Capanema, Castanhal e região das ilhas de Outeiro estavam presentes para conhecer o Theatro da Paz, principal sala de espetáculos do Pará, e apreciar os grupos artísticos do IECG.
Eshley Cristina, de 11 anos, acordou cedo empolgada para conhecer o Theatro da Paz pela primeira vez. “Eu gostei de ter vindo aqui, a viagem foi muito longa, mas valeu a pena quando eu cheguei. Eu sempre vi o Theatro por fotos, mas não sabia como era por dentro. Eu gostei muito das cantoras de ópera e valeu a pena ter acordado cedo”. A estudante é do colégio Unidade Pedagógica Tucumaeira, da região da Ilha de Outeiro, que enfrentou 33km para chegar ao Theatro da Paz.
A coordenadora do projeto Concertos Didáticos, Ana Maria Adade, agradeceu as parcerias das secretarias de ensino municipal e estadual e falou sobre a felicidade de levar crianças das escolas públicas de ensino para apreciarem a música erudita. “Eu quero agradecer as Secretarias de Estado de Educação, que não medem esforços para que o projeto seja realizado. Levar essas crianças para o Theatro da Paz é uma alegria enorme e contribui culturalmente na vida dessas crianças de escolas públicas onde muitas delas não têm acesso ao Theatro e à música erudita”.
Pela tarde, às 16h, os alunos irão acompanhar novamente os cantores líricos do Núcleo de Ópera do IECG, que apresentarão obras de Mozart, Puccini, Verdi, entre outras montagens famosas.
Parceria
O projeto é uma realização da Fundação Carlos Gome (FCG) em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult), Municipal de Educação e Cultura (Semec) e apoio do Theatro da Paz, que em 2017 realizou 14 Concertos Didáticos.
O projeto é uma das ações da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão da Fundação Carlos Gomes. Por meio dele, os grupos artísticos, formados por professores e alunos do IECG apresentam mensalmente concertos comentados em que os professores de música explicam a função de cada instrumento, a importância dos compositores para determinado período da música e a história dos artistas, tudo de maneira simples e didática, para poder despertar a atenção do público.
O objetivo é difundir o ensino da música e aproximar o público infanto-juvenil do universo musical, além de proporcionar aos estudantes o contato com grandes instrumentistas paraenses e despertar o interesse pela música de câmara, contribuindo para a formação de plateia. A cada mês, grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes fazem apresentações gratuitas no Theatro da Paz para alunos de escolas públicas.

Colaboração: Otavio Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário