Pro Paz realiza mais de 1.700 atendimentos em Cotijuba
16/10/2017 09:57h
A chegada do programa Pro Paz Cidadania a Cotijuba, distrito do município de Belém, nos últimos três dias gerou mais de 1700 atendimentos. Durante os dias 13, 14 e 15 de outubro a ação realizada na Escola Marta da Conceição, proporcionou a emissão de cédulas de Registro Geral (RG), Certidões de Nascimento, fotografias, atendimentos jurídicos, além de atendimentos médicos e com o conselho tutelar.
A ação foi especial para a dona Emelina Costa, 50 anos, e Fábio Costa, seu filho de 23 anos, que emitiram juntos seus novos documentos de identidade. Emelina e sua família moram na Comunidade Paquetá, no Igarapé Jamaci, que fica em outra ilha próxima a Cotijuba e ficou muito feliz com a oportunidade de renovar os seus documentos. "A gente mora aqui nas ilhas e é difícil ir até Belém para tirar os documentos. Assim não: peguei minha rabetinha e vim até Cotijuba para rápido resolver isso", disse agradecida a dona de casa.
Ivonaldo da Costa, pedreiro, mora em Cotijuba e também conseguiu tirar seu RG novinho de forma rápida e gratuita através do Pro Paz Cidadania. “A gente sempre precisa desses documentos e sabemos a dificuldade que é ir até Belém, perdemos dias de serviço, muitas coisas, a facilidade de ter essa ação aqui me ajudou muito”, afirmou.
A secretária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, foi conferir o trabalho no sábado, 14, e falou da importância da ampliação do atendimento do Pro Paz. "Quando nós começamos com o Pro Paz tínhamos um foco específico, numa política estadual voltada para crianças e adolescentes, mas hoje temos a Fundação Pro Paz, com serviços de atendimento à mulher, às pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outras ações, como esta aqui na Ilha de Cotijuba", destacou.
A titular da Semsu disse, ainda, que o Pro Paz tem desafios que se assemelham aos do Programa Municípios Sustentáveis. "Nos municípios Sustentáveis o nosso grande desafio é o fortalecimento municipal, que com apoio do Estado pode se tornar uma rede virtuosa. Então esse é o nosso grande desafio com esse programa".
“Quando o Pro Paz Cidadania chega a uma comunidade e atende quase duas mil pessoas com documentos essenciais para suas vidas em dois dias é gratificante. É a certeza de que estamos cumprindo o nosso dever de servir ao público”, declarou Delkson Roberto Oliveira, que coordenou a ação.
A Fundação Pro Paz é responsável pela operacionalização das ações, tudo em parceria com as Secretarias Extraordinária de Municípios Sustentáveis e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Polícia Civil, assim como a Defensoria Pública do Estado do Pará.
O Pro Paz Cidadania surgiu em 2011 para oferecer às populações em situação de vulnerabilidade dos municípios paraenses serviços nas áreas da saúde e cidadania, como emissão de documentos, assistência jurídica e atendimento médico, suprindo carências existentes na maioria dos municípios. O programa conta com a adesão de diversos órgãos e secretarias estaduais, além de prefeituras e instituições não governamentais, que se tornaram parceiros com papel fundamental nas ações, que já chegaram a mais dois milhões de atendimentos.
Por Nathalia Petta
Nenhum comentário:
Postar um comentário