Hospital de Breves tem ampla programação do Outubro Rosa
18/10/2017 15:30h
Serviços de saúde, agendamento de mamografia, dicas de beleza, palestras, distribuição de material educativo, atividades físicas, concurso de beleza, caminhada e apresentações culturais. Ações realizadas na campanha “Outubro Rosa” do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Breves, juntos no combate ao câncer de mama e de outros tipos também, como o de colo uterino.
A ação tem o objetivo de esclarecer e informar a população sobre o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença. Segundo dados do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (Datasus), no Pará, o câncer de mama já levou a óbito 2,8 mil mulheres, entre 1996 e 2014. No Hospital Ophir Loyola, referência para o tratamento da doença no Pará, cerca de dois mil novos casos passaram a ser tratados entre 2013 e 2016.
A mobilização começou na semana passada e segue até o dia 26, quando ocorre a palestra do mastologista Heraldo Pedreira e da médica Thaisa Pedreira, sobre “Câncer de Mama” e “Câncer do colo de útero”, respectivamente. A programação será encerrada com “Caminhada Luta contra o câncer” que sairá do HRPM, às 16h30, até a Praça do Operário, onde haverá promoção de serviços e repasse de informações. O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
No HRPM a decoração cor de rosa domina as instalações interna e a fachada com iluminação do mesmo tom que alerta para a importância da adesão de todos para combater a doença. Durante todo o mês, profissionais do HRPM ministram palestras com informações básicas sobre prevenção e tratamento do câncer, nas áreas de atendimentos do hospital junto aos colaboradores, usuários e acompanhantes, além de distribuição de material educativo.
O diretor executivo do hospital, o especialista em administração hospitalar Joaquim Fonseca, convida toda população a integrar o combate contra todos os tipos de câncer. “A visita periódica ao médico é um fator decisivo para o diagnóstico precoce de qualquer doença. Vamos preservar a vida. Faça seus exames”, alertou.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina do Brasil e do mundo. E mais, o controle da doença é prioridade na agenda de saúde do país e faz parte do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.
A mobilização conta ainda com as seguintes parcerias: Detran, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEOB), Secretaria Municipal de Saúde, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Galera da Bike, NASF, Academia TOP LIFE.
Serviço - O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7 as 18 horas. O hospital fica na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.
Por Vera Rojas
Nenhum comentário:
Postar um comentário