Sucessores de Zico: em Goa, Seleção sub-17 é empurrada por fãs do Galinho
Craque foi treinador do FC Goa. Menor estado da Índia tem paixão pelo futebol brasileiro e recebe o Brasil nesta sexta. Já classificados, garotos buscam o primeiro lugar do Grupo D do Mundial
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/10/12/image2_1.jpg)
Carlos Amadeu, treinador seleção brasileira sub-17 (Foto: Gregório Fernandes/CBF )
É o menor estado do segundo país mais populoso do mundo. É o estado mais brasileiro da Índia. Goa, com 1,5 milhão de habitantes, foi colônia portuguesa assim como o Brasil. Portugal dominou a região por mais de 400 anos, de 1510 a 1961. Algumas heranças ficaram por aqui. Uma delas é o idioma. Hoje, cerca de 3% da população de Goa falam português. Aqui, existem centros culturais portugueses, a culinária portuguesa é presente e também a paixão pelo futebol.
E é aí que o Brasil aparece com destaque. A seleção brasileira sub-17 enfrenta Níger nesta sexta-feira em Panjim, a capital do estado, pela terceira rodada do Grupo D do Mundial da categoria. Desde que pisou por aqui, o grupo recebeu atenção e carinho. Teve torcida no treino, adultos e crianças com camisas amarelas, bandeiras do país e uma saudade: Zico.
O Galinho foi técnico do Goa FC durante três temporadas, de 2014 a 2016. Contratado com a expectativa de reformular o futebol indiano - num projeto parecido com o que tinha comandado no Japão na década de 90 -, Zico teve um vice-campeonato da Super Liga da Índia como melhor resultado na passagem pelo clube. Não deixou título, mas conquistou muita gente.
- Quando Zico veio para Goa para treinar o Goa FC, certamente que 20% das pessoas nos estádios iam só para ver o Zico. As memórias que o Zico deixou no futebol, nas Copas de 82, 86, não podemos esquecer. Muita gente aqui chorou quando o Brasil perdeu naquelas Copas. E quando Zico deixou Goa depois de três anos, muita gente sentiu falta. Queríamos mais de Zico, mas não foi possível. O estádio sempre foi cheio para todos os jogos do FC Goa. A audiência aumentou muito, o Zico é uma pessoa muito amável, deixou amizade com a gente, visitava outras partes de Goa. Além do futebol, criou uma relação social com os goeses - conta Sávio de Noronha, jornalista da "All India Radio".
É esse carinho pelos brasileiros que a Seleção sub-17 vai receber. Aliás, não faz muito tempo que alguns dos jogadores do time passaram por aqui. Em 2016, em Goa, o Brasil conquistou a BRICS Cup, competição preparatória para o Mundial. A disputa envolveu os cinco países que compõe o bloco: Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Na decisão, a Seleção derrotou os sul-africanos por 5 a 1 e encerrou sua participação na competição com 100% de aproveitamento.
- Certamente 90% dos torcedores apoiarão o Brasil. O restante será neutro (risos) - afirmou o jornalista.
Dos 21 jogadores que estão na Índia, 14 participaram: Gabriel Brazão, Vitão, Lucas Halter, Matheus Stockl, Wesley, Weverson, Victor Bobsin, Alan, Rodrigo Nestor, Marcos Antônio, Brenner, Paulinho, Vitinho e Lincoln.
Alanzinho fica fora contra Níger
O meia Alan, camisa 10 da seleção brasileira sub-17 e um dos destaques do time, não vai jogar. O atleta do Palmeiras recebeu cartão amarelo na estreia contra a Espanha e está pendurado. Como os cartões só serão zerados a partir da semifinal, o técnico Carlos Amadeu prefere não correr o risco de perder um dos seus principais jogadores para o mata-mata.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/10/13/vitinho_selecao_sub17_gregorio_fernandes_cbf.jpg)
Vitinho fica com a vaga de Alan (Foto: Gregorio Fernandes / CBF)
Vitinho, atacante do Corinthians, será o substituto de Alanzinho. Outra opção do treinador era Helio Junio, do São Paulo, convocado para o lugar de Vinicius Junior, que não foi liberado pelo Flamengo.
A provável escalação do Brasil: Gabriel Brazão, Wesley, Vitão, Lucas Halter e Weverson; Victor Bobsin, Marcos Antônio e Vitinho; Paulinho, Lincoln e Brenner. Técnico: Carlos Amadeu.
Com duas vitórias em dois jogos, contra Espanha e Coreia do Norte, a Seleção lidera o Grupo D com seis pontos. Se empatar com Niger, terminará a fase classificatória na primeira posição e voltará para Cochim nas oitavas de final.
O jogo contra Níger será em Goa, nesta sexta, às 11h30 (de Brasília). O GloboEsporte.com detalha todos os lances em Tempo Real. O SporTV transmite.
Por Richard Souza, Goa, Índia
globo esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário