Oficinas de Cenotecnia da FCP finalizam aulas práticas de iluminação
Estudantes, técnicos, artistas, produtores e demais profissionais da área de cenografia, encerraram nesta sexta-feira, 13, mais um módulo das oficinas de cenotecnia, que vêem sendo promovidas pela Fundação Cultural do Pará (FCP).
Com o objetivo geral de realizar montagens com preparo técnico, os alunos já passaram pelo módulo de conhecimento teórico da área, com visitas técnicas em teatros de Belém e o da produção de uma maquete de caixa cênica italiana, realizados nos meses de junho e julho, sob o comando do mestre cenotécnico do Theatro da Paz, Ribamar Monteiro.
A iluminadora, doutora em estudos culturais e professora da Escola de Teatro da Universidade Federal do Pará, Iara Souza, assumiu em setembro a oficina, repassando aos alunos o conhecimento teórico das técnicas de iluminação em espetáculos e a construção de protótipos de refletores em miniatura, que serão usados na maquete da caixa cênica italiana.
Para o novo módulo, os alunos tiveram a oportunidade de produzir uma mesa de luz, artesanal reduzida, porém, completa, que funcionará normalmente e que, também será usada na maquete do palco italiano.
A estudante do curso técnico em cenografia da Escola de Teatro da UFPA, Winnie Rodrigues Freitas, de 28 anos, está desde o primeiro módulo acompanhando as oficinas, e se sente privilegiada em participar pelo fato de cursos como esse não serem comuns em Belém. “É uma oportunidade única. Vai ser muito importante pra minha formação. Está me ajudando muito nas disciplinas do curso técnico que estou fazendo. É um conhecimento que estou tendo a possibilidade de ter esse acesso. Poder praticar o nosso trabalho mesmo ainda são sendo profissional na área, está sendo ótimo”, comenta a aluna.
A instrutora Iara Souza, com experiência como iluminadora há 25 anos, conta que a oficina é prática e que tudo está sendo produzido em escala especialmente para integrar a maquete de caixa cênica italiana. “A gente está finalizando a parte luminotécnica da maquete de caixa cênica italiana, focados na parte da concepção da criação de luz. O objetivo é que os alunos operem algumas cenas de luz usando a maquete”, pontua a instrutora.
Segundo a assistente cultural e cenotécnica da FCP, Daniele Queiroz, todos contribuíram para a realização das oficinas, em especial a arquiteta Nívea Brito, técnica responsável pela área de cenotecnia do Teatro Waldemar Henrique, que idealizou a proposta, fez o desenho da planta baixa e todas as medidas, a partir de uma conversa com toda equipe. “Eu estou muito contente com o resultado, e com o apoio que a Fundação Cultural do Pará, tem dado a essas pessoas no sentido de formar novos profissionais e de oportunizar os alunos a terem esse aperfeiçoamento. Isso me deixa muito contente, é o que me motiva”, comemora Daniele Queiroz.
Ainda segundo a assistente cultural Daniele Queiroz, está previsto mais um módulo das oficinas de cenotecinia para o mês de novembro.
Por Andreza Gomes
FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650. Belém-PA. CEP: 66035-340
Telefone: 9132024350
Site: www.fcp.pa.gov.br
Telefone: 9132024350
Site: www.fcp.pa.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário