segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Saúde treina servidores

Saúde treina servidores para atendimento na Central de Regulação de Vagas

Atualizado em 15/09/2017 12:40
Aulas vão até o próximo dia 21. Nova equipe vai assumir funções hoje desempenhadas por funcionários do Idtech. Com gestão própria da unidade, prefeitura vai economizar quase R$ 778 mil por mês a partir de outubro

Setenta e dois servidores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão em treinamento para trabalhar na Central de Regulação de Vagas de Goiânia. Eles são parte do primeiro grupo de funcionários que serão capacitados até o final deste mês para assumir atividades necessárias ao funcionamento da estrutura que operacionaliza a agenda e regulamenta procedimentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é de que, ao todo, 150 profissionais estejam aptos a atuar na Central. A preparação, que é dividida em aulas teórica e prática, vai até o próximo dia 21.

A nova equipe assume as atribuições no final deste mês, quando acaba o período de transição acordado entre Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). No último dia 1º, a Organização Social (OS) que atua na recepção, agendamento e desenvolve funções administrativas na Central de Regulação rompeu contrato firmado com a SMS, renovado este ano e cuja vigência iria até março de 2018. Com o fim do convênio, a secretaria reassume o serviço. 'Quando os diretores do Idtech nos comunicaram do interesse em rescindir o contrato, nós pedimos para eles um período de transição de um mês para que pudéssemos assumir essas funções, pois o fim do contrato não era esperado por nós', explica a secretaria municipal de Saúde, Fátima Mrué. A partir de outubro, com a gestão própria da Regulação, a Prefeitura de Goiânia vai economizar quase R$ 778 mil por mês.

Nesta primeira fase do curso, que tem duração de 12 horas, cumpridas ao longo de três dias, os novos servidores têm aulas de acolhimento, para padronizar a maneira de receber os cidadãos que procuram a unidade; e de fluxos de atendimento, tema essencial para compreensão do trabalho que será desenvolvido. As aulas são ministradas por equipes de Humanização da SMS, da própria Central de Regulação de Vagas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As qualificações acontecem diariamente em dois turnos, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Os funcionários podem escolher um desses horários para participar do treinamento.

'Todos os dias iniciamos turma nova à medida em que os novos funcionários da Regulação são lotados pelo departamento de Recursos Humanos. Um dia após a lotação, esses servidores começam a ser capacitados, então abrimos nova turma para eles. Enquanto isso, as turmas anteriores seguem com as aulas mais avançadas e com o aprendizado prático', explica a coordenadora da Escola Municipal de saúde Pública - local no Setor Bueno onde ocorrem as aulas teóricas -, Cristiane Oliveira Cavalcanti de Albuquerque.

Os novos funcionários da Central de Regulação de Vagas são servidores efetivos da Secretaria Municipal de Saúde que têm entre as atribuições definidas em concurso atividades semelhantes às que serão desenvolvidas no departamento onde passam a trabalhar. Após o curso teórico, os funcionários são direcionados para a sede da Central de Regulação, no Jardim Goiás, onde ocorre a parte prática. A primeira aula em campo ocorre nesta sexta-feira, 15, durante o horário de expediente da unidade.

Giselle Vanessa Carvalho, da editoria de Saúde







Voltar
Endereço: Av. do Cerrado n° 999 Bl.'F'  - APM 09 - Park Lozandes - Goiânia/GO - CEP: 74884-092
Fones: 3524-1000  /  3524-1001
          3524-1002  /  3524-1003

Nenhum comentário:

Postar um comentário