Ação de beleza melhora autoestima de pacientes do Galileu
“Gostei muito dessa ação. Eu já estava querendo cortar o cabelo e tirar a barba. E agora vou chegar de visual novo em casa”. As palavras são do auxiliar de serviços gerais Francisco Freitas Silva, de 25 anos, que faz tratamento no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) após sofrer um acidente de moto. Ele e outros pacientes estiveram envolvidos, nesta quarta-feira, 6, em uma ação de beleza promovida no hospital.
A programação diferenciada foi organizada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade responsável por gerir o hospital por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que convidou o Instituto Embelleze, integrante do Programa de Voluntariado da entidade, para fazer cortes de cabelo e barba nos pacientes internados no HPEG.
Esta foi a primeira ação de beleza realizada no hospital este ano. “Queremos trabalhar a autoestima deles, pois sabemos que o paciente que fica muito tempo hospitalizado e começa a se incomodar com a aparência”, declarou a assistente administrativa da Pró-Saúde no Hospital Galileu, Lidiana Ferreira.
Assim como Francisco, que mora em Jacundá, o paciente André Luiz Costa dos Santos, de 45 anos, aproveitou o dia de beleza. “Quem se encontra internado em um hospital precisa de ações assim, pois não temos como sair daqui e isso ajuda muito”, ressaltou.
Voluntariado - A parceria com voluntários é tão importante para o bom desenvolvimento e ampliação das ações realizadas pelos hospitais geridos pela Pró-Saúde, que já foi criado um programa específico para eles dentro da instituição. No Pará, além do Hospital Galileu, os hospitais Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), e Regional do Sudeste do Pará (HRSP) também participam do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde, cujas diretrizes são baseadas na Lei do Voluntariado, de 18/2/1998, que busca assegurar a valorização e crescimento dos participantes e dos usuários. Atualmente, cerca de 239 voluntários estão inscritos no programa nos quatro hospitais.
Esta foi a primeira participação do Instituto Embelleze dentro do Hospital Galileu. E o resultado positivo já despertou a possibilidade de parcerias futuras. “A satisfação dessas pessoas também passa para a gente. Às vezes, eles chegam tristes e saem sorrindo, principalmente quando se olham no espelho e veem que ficou bonito, que gostaram. Isso é gratificante”, destacou a instrutora do Instituto Embelleze, Vanessa Oliveira, de 37 anos.
Para o diretor-geral da Pró-Saúde no Hospital Galileu, Saulo Mengarda, os benefícios das ações podem ser sentidas no dia a dia do hospital e dos pacientes. “A Pró-Saúde é uma instituição que se preocupa com o bem-estar dos pacientes como um todo e que prioriza um atendimento humanizado em prol da recuperação plena. Por isso, ações como essa são essenciais e fazem parte da nossa missão que é cuidar de vidas, prestando assistência hospitalar centrada no paciente com qualidade e humanização”, concluiu.
Por Kennya Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário