segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Preservação

Notícia

 

Preservação

 

Ideflor-bio e pescadores do Lago de Tucuruí discutem o defeso

25/09/2017 18:26h
O período de defeso 2017/2018 foi tema de reunião realizada nesta segunda-feira (25), entre membros da Gerência da Região Administrativa do Lago de Tucuruí (GRTUC), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), e pescadores e compradores do KM-11, do município de Tucuruí, no sudeste paraense.
Durante o encontro, que contou com a presença da secretária de Meio Ambiente de Tucuruí, Gleiciane Félix, foi proposta a pesca de linha de mão de alguns peixes, como tucunaré, visto que a espécie desova o ano todo, e não apenas no período definido pela Instrução Normativa Interministerial n°13/2011, estabelecido de 1º de novembro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018.
Segundo a gerente da GRTUC, Mariana Bogéa, o mesmo pedido foi apresentado no ano passado, pelo setor da pesca do Lago de Tucuruí, e exposto à Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará e a representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Central das Colônias de Pescadores da Bacia Hidrográfica do Araguaia-Tocantins e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
Outro ponto destacado na reunião foi a necessidade de estudos técnico-científicos para embasar as possíveis alterações propostas pelo setor da pesca para o reservatório da Hidrelétrica de Tucuruí.
Após todos os questionamentos, e com o objetivo de obter dados que sirvam de base às propostas, foi antecipada a implementação do Monitoramento de Desembarque Pesqueiro, previsto no Plano de Ordenamento da Pesca e Aquicultura. Mariana Bogéa apresentou também as ações previstas no Plano, e solicitou a parceria de todos nas atividades que serão executadas.
Por Denise Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário