Crianças e jovens participam de oficinas da Fundação Cultural
26/09/2017 16:02h
Danilo Pacheco tem apenas sete anos e muito ritmo nas mãos. Aprendeu recentemente a tocar percussão durante as oficinas de música da Fundação Cultural do Pará (FCP). Ele participou das Oficinas Curro Velho na Comunidade do Pantanal, no entorno do Parque do Utinga.
Caixa, surdo, agogô, reco-reco, ganzé... são alguns dos instrumentos de percussão que as 30 crianças aprendem durante as aulas com os instrutores do Curro Velho. Danilo, Carlos, Tiago e Antônio fazem parte da turma.
A estudante Tayná Costa, 12, conta que depois da oficina de percussão quer aprender a tocar outros instrumentos como o violão. A intenção do curso é resgatar, com uma nova geração de artistas, o Cordão de Pássaro Junino Arara que tradicionalmente se apresentava no Curió Utinga.
Desenho e pintura - Outra oficina ofertada pela FCP é a de ‘Desenho e Pintura’ que trabalha com a técnica de pintura em mural. As crianças da comunidade na faixa etária de 6 a 12 anos participaram da tarefa de pesquisa de imagens em torno da área da Comunidade Pantanal.
A comunidade buscou elementos da natureza como a fauna e flora. Um dos alunos da oficina é o autônomo Marcus Vinicius Galvão, 25, que está feliz por participar da pintura do muro no Curió Utinga. “Este projeto é excelente. Temos um espaço da igreja, centro, a creche. Quando terminarmos esta pintura, as crianças vão ver este ambiente alegre, cheio de flores e animais”, comemora.
As ações integradas em prol da cidadania realizadas em torno do Parque do Utinga são realizadas pelo Governo do Pará e envolvem os seguintes órgãos: Cohab, Seaster, FCP, NAC, entre outros.
Por Andreza Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário