domingo, 3 de setembro de 2017

DF

Chuvas no DF devem ficar abaixo da média histórica, diz relatório do governo federal

  Vegetação seca em área do Guará II, no DF (Foto: Bianca Marinho/G1) Vegetação seca em área do Guará II, no DF (Foto: Bianca Marinho/G1)
Um relatório desenvolvido pelo grupo de previsão climática do Ministério de Ciência e Tecnologia indicou que há 40% de chance de que as chuvas na região central do Brasil em setembro, outubro e novembro deste ano fiquem abaixo da média histórica. O estudo foi divulgado na última quarta-feira (30).
A previsão foi divulgada no mesmo dia em que o Distrito Federal completou 100 dias sem chuva. A capital enfrenta o racionamento de água desde janeiro. Passados oito meses desde o início do rodízio, os dois principais reservatórios da capital estão com volume útil abaixo dos 50%.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média estimada de chuva para setembro, outubro e novembro é de 52, 166 e 231 milímetros, respectivamente. O G1 tentou entrar em contato com os pesquisadores para conseguir dados técnicos sobre o relatório na noite da última sexta, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Mais racionamento

Imóveis de São Sebastião, da Fercal e de condomínios na região de Sobradinho, no DF, serão incluídos no racionamento de água a partir da próxima semana. Essa áreas são abastecidas por poços mas, mesmo assim, terão o fornecimento interrompido por 24 horas, a cada seis dias, assim como acontece na maior parte da capital.


G1 DF
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário