quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DF

Menino de 14 anos morre atropelado por caminhão em lixão do DF

Acidente aconteceu na manhã desta quinta, na Estrutural. Adolescente foi levado ao Hospital de Base mas não resistiu aos ferimentos.


Resultado de imagem para Menino de 14 anos morre atropelado por caminhão em lixão do DF

Lixão da Estrutural, a 15 quilômetros da região central de Brasília, concentra o maior número de casos de exploração do trabalho de crianças e adolescentes. (Foto: Wilson Dias/ABr)
Lixão da Estrutural, a 15 quilômetros da região central de Brasília, concentra o maior número de casos de exploração do trabalho de crianças e adolescentes. (Foto: Wilson Dias/ABr)
Um adolescente de 14 anos morreu após ser atropelado por um caminhão no Lixão da Estrutural, no DF. A vítima chegou a ser socorrida com vida e foi levada ao Hospital de Base, mas não resistiu.
Questionada pelo G1, a Secretaria de Saúde não deu detalhes sobre o acidente. A pasta informou que o menino deu entrada no hospital pela manhã, passou por reanimação, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que é responsável pela parte administrativa do lixão, disse que "lamenta a morte do jovem" e que o acidente envolveu uma carreta da empresa terceirizada que coleta resíduos. O adolescente era filho de um catador que trabalhava no local.
Segundo a nota, "o SLU não tem como impedir a entrada de catadores de forma clandestina na área que, embora cercada, tem 6km de perímetro" (veja íntegra mais abaixo). O local, que é o maior lixão a céu aberto da América Latina tem previsão para ser fechado até outubro.
Montanha de entulho no lixão da Estrutural, no DF (Foto: Wellington Hanna/G1)
Montanha de entulho no lixão da Estrutural, no DF (Foto: Wellington Hanna/G1)
A área ocupa cerca de 200 hectares e está a apenas 20 quilômetros da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo o SLU, foram depositadas 830.055 toneladas de dejetos no lixão em 2016.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o Brasil tem atualmente quase 3 mil lixões ou aterros irregulares que impactam a qualidade de vida de 77 milhões de pessoas.

Mudanças

Em maio, o governador Rodrigo Rollemberg comunicou à imprensa que o lixão seria fechado até outubro e o material que não for reciclável será enviado ao Aterro Sanitário de Samambaia – considerado mais moderno, já em atividade, e que irá substituir a longo prazo o lixão.
O material que pode ser reaproveitado será vendido pelas cooperativas cadastradas à usinas de reciclagem, no DF ou em outros estados.
Nota do SLU
A Direção do SLU lamenta a morte do adolescente Elciel Mota dos Santos, ocorrida hoje no Aterro Controlado do Jóquei, conhecido como Lixão da Estrutural. As circunstâncias do acidente ainda não estão esclarecidas, mas envolveu uma carreta da empresa terceirizada que coleta os resíduos. A empresa está prestando assistência à família e vai se responsabilizar pelos gastos do funeral. Cabe à Polícia Civil a apuração do caso.
Os acidentes no Lixão vêm diminuindo ao longo dos últimos anos com as medidas de segurança tomadas, apesar dos grandes riscos operacionais. No entanto, o SLU não tem como impedir a entrada de catadores de forma clandestina na área que, embora cercada, tem 6km de perímetro. Essa situação irregular é um dos motivos mais fortes para a decisão de encerrar as atividades ilegais no Lixão, que irá acontecer no próximo mês de outubro, por determinação expressa do governador.
O SLU manifesta toda a solidariedade à família do jovem e continuará se empenhando em melhorar as condições de segurança na área até seu fechamento definitivo.
G1 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário