terça-feira, 26 de setembro de 2017

Crianças do CMEI Comunicação postal aos Correios

Crianças do CMEI Cecília Meireles descobrem a Comunicação Postal em visita aos Correios

Escrito em 25/09/2017 11:44
Além de postarem a primeira carta, os alunos conheceram os selos e e o trabalho dos carteiros

A Agência Central dos Correios, na Praça Cívica, teve na sexta-feira, 22, um expediente especial, tomado pelo clima de alegria e ingenuidade. Pelos corredores da unidade, circulavam os olhares curiosos de 16 crianças, de 5 e 6 anos, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília Meireles, do setor Norte Ferroviário II. Os pequenos visitaram a unidade para a postagem da primeira carta, assim como para conhecer o selo e sanar a curiosidade pelo trabalho do carteiro.
O interesse pelo universo postal surgiu dos próprios alunos ainda no ambiente escolar. “A professora Isabella pediu pela internet uns brinquedos para as crianças e disse a elas que o presente chegaria pelos Correios”, contou a coordenadora Sabrina Resende. A partir da curiosidade dos alunos em função da expectativa da entrega dos brinquedos, a escola desenvolveu o projeto 'Correios Entrega Carta'. “Por meio das perguntas e do interesse demonstrado, apresentamos o papel dos Correios e também a carta como meio de comunicação”, relatou a professora Isabella Di Velasco.
Na visita aos Correios, a carta confeccionada no projeto ganhou um selo e foi postada por cada criança endereçada às suas respectivas famílias. “Agora a carta de vocês, separada pelo endereço, vai viajar de carro até chegar ao destino”, contou o gerente da Agência, Ruben Daniel, que demonstrou a separação das correspondência e também a aplicação do carimbo. “O carimbo tem a data e local da postagem e informa que este selo já foi utilizado”, contou. “Mas a carta só chega de carro?”, perguntou um dos alunos. “Não. Os carteiros também entregam de moto, de bicicleta, a pé e até de barco em alguns lugares, como na Amazônia”, esclareceu o gerente.
Antes da postagem das cartas, as crianças conheceram um pouco da história do selo. “Antigamente, como vocês viram no filme, a pessoa que recebia a carta era que pagava. Com a invenção do selo, o remetente passou a ser responsável pelo pagamento”, explicou o gerente da Agência Filatélica, Antônio Fernandes. “Os selos contam histórias e retratam pessoas, lugares e mesmo elementos do reino animal e da flora”.
Durante a atividade, os alunos receberam kits com pinças, lupas e outros materiais utilizados no manuseio das peças postais. Em meio à euforia de escolher os selos e montar uma coleção, as crianças receberam ainda a visita do Carteirito e também do superintendente Estadual, Osmar Caldeira Júnior. “Estamos muito felizes de recebê-los. Sintam-se em casa e continuem estudando”, disse o superintendente.
A visita dos estudantes faz parte do projeto Visita das Escolas aos Correios. A estatal está aberta às demais unidades educacionais da prefeitura de Goiânia que tenham interesse em levar seus estudantes para conhecer os serviços postais. As visitas podem ser agendadas com a Coordenação de Comunicação pelo telefone 3226-2006.
Da Coordenação de Comunicação dos Correios

Voltar
Endereço: Av. do Cerrado n° 999 Bl.'F'  - APM 09 - Park Lozandes - Goiânia/GO - CEP: 74884-092
Fones: 3524-1000  /  3524-1001
          3524-1002  /  3524-1003

Nenhum comentário:

Postar um comentário