domingo, 3 de setembro de 2017

BRASIL

Furacão Harvey provoca aumento de preços da gasolina no Brasil

Aumento de combustíveis: disparada nos preços internacionais - Alexandre Cassiano / Agência O Globo

RIO - A Petrobras anunciou um novo aumento de 2,7% no preço da gasolina nas refinarias, a partir deste sábado, dia 2. De acordo com a estatal, o ajuste foi necessário devido à disparada das cotações internacionais após a passagem do furacão Harvey, nos Estados Unidos. O preço do diesel também subirá 4,4% neste sábado. Nos Estados Unidos, os preços futuros da gasolina subiram quase 6% apenas na última quarta-feira, atingindo a máxima em mais de dois anos.


No Brasil, essa é a segunda alta somente nesta semana nos preços dos combustíveis. Na última quinta-feira, dia 31, a Petrobras já havia reajustado o preço da gasolina em 4,2%, e do diesel em 0,8%. Apenas neste mês, a gasolina nas refinarias da estatal acumula alta de 7%, teto estabelecido pela nova política de preços da companhia para a concessão de aumentos da área técnica da empresa.

Por meio de nota, a Petrobras informou que sua política de preços para diesel e gasolina leva em consideração, entre outros fatores, o alinhamento com os preços internacionais dessas commodities. Ainda segundo a estatal, "eventuais ocorrências que influenciem o preço desses derivados no mercado internacional , como a tempestade tropical Harvey, podem provocar alterações nos preço dos derivados praticados pela companhia".
No início de julho, a Petrobras colocou em prática a nova política de preços para os dois combustíveis, que prevê reajustes que podem ser até diários, para manter a paridade com as cotações internacionais, e também levando em conta a concorrência no mercado interno. A área comercial da Petrobras tem liberdade para promover as variações desde que fiquem dentro do teto de até 7% para cima ou para baixo.
Em 20 de julho, um decreto do governo federal mais que dobrou o PIS/Cofins incidente sobre a gasolina, de R$ 0,38 para R$ 0,79 por litro.

O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário