sexta-feira, 1 de setembro de 2017

AGRONEGÓCIO

Frango paga salário de metade da população em cidade de 6 mil habitantes

 

Resultado de imagem para FRANGO CRIAÇÃO

Com pouco mais de 6 mil moradores, São Sebastião do Oeste, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, respira avicultura, com fortes impactos econômicos e sociais.

Ano passado, a cidade apareceu no ranking dos maiores arrecadadores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado, proporcionalmente. Foram mais de R$ 5 milhões em tributos. A atividade também é responsável por mais de 50% dos empregos com carteira assinada não só da cidade, mas da região.
A história começou na década de 1970. Com um terreno muito acidentado, os grãos não vingaram e os produtores passaram a investir no gado leiteiro e no frango de corte. Com uma rentabilidade maior e um ciclo de produção mais curto, as aves acabaram levando a melhor e a produção foi ganhando cada vez mais peso.
Em 1999, a cidade recebeu a primeira agroindústria: a Avivar, frigorífico que abate 180 mil aves por dia. Com ela, também nasceu a Associação de Avicultores do Centro-Oeste de Minas (Avicom). “A produção da região, que era independente, passou a ser completamente integrada e verticalizada”, explica Douglas Teixeira Moraes, presidente da Avicom.


GAZETA DO POVO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário