Vazam imagens da próxima geração do Suzuki Jimny

Eis que surgem as primeiras imagens da nova geração do Suzuki Jimny. As fotos vazaram na internet e têm marcas d'água com os dizeres “Suzuki Design”, como se tivessem sido feitas, secretamente, em uma apresentação interna na empresa. O lançamento oficial do modelo é esperado para o Salão de Tóquio, que abre as portas em 27 de outubro. Há 20 anos a marca não mexia no estilo de seu jipinho.
As formas quadradas evocam a segunda geração do Jimny, fabricada entre 1981 e 1998 e vendida no Brasil com o nome de Samurai. Até as calhas no teto estão de volta... O parentesco também pode ser notado na frente achatada. Outro toque à antiga é o rebaixamento da linha dos vidros nas portas dianteiras, para melhorar a visão pelos espelhos externos.
O estepe do lado de fora libera espaço no porta-malas exíguo — a tampa, por sinal, continua a ter abertura para o lado direito. As lanternas incrustadas no para-choque também são herança das gerações anteriores.
O comprimento deve ser similar ao Jimny vendido no Brasil desde 1998 (3,68m) mas, pelas fotos, a distância entre-eixos parece ser maior, com rodas mais próximas das extremidades. A construção continuará a ser de carroceria separada do chassi, como convém a um todo-terreno de raiz.
Uma imagem do interior mostra uma alavanca secundária de transmissão no console. Ou seja: nada de botões para acionar 4x4 ou reduzida (o atual Jimny montado em Catalão, Goiás, usa botões). A tração nas situações normais continuará a ser nas rodas traseiras.
Há confortos modernos. O modelo terá opção de câmbio automático e central multimídia sensível ao toque no topo do painel, além de volante multifuncional. Comandos do ar-condicionado, saídas de ar e teclas abaixo dela são totalmente diferentes, mas mantêm certa aura retrô, assim como o quadro de instrumentos com “copos” bem fundos. Uma barra à frente do passageiro permitirá que este se segure enquanto o jipinho ataca a burqueira.
Outra modernidade: haverá opções de personalização. Será possível mudar o tom da grade, dos apliques do para-choque, do capô e do teto.
O motor ainda é mistério. Mas no lugar do atual 1.3 de 85cv, entrará um intermediário entre o 1.4 BoosterJet (usado no Vitara e família) e o novo tricilíndrico de 660 cm³, de 81cv.
Seja como for, o próximo Jimny será um retorno às origens do modelo, que foi lançado originalmente em 1968 pela japonesa Hope Motor Company como ON 360.
O pequeno fabricante foi adquirido pela Suzuki pouco depois e o jipinho foi reprojetado para se tornar o LJ10 em 1970, este sim considerado o primeiro Jimny. O próprio fabricante não esquece da linhagem e trouxe um LJ20 1975 para o último Salão de São Paulo.
Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário