domingo, 27 de agosto de 2017

Saúde pa

Notícia

 

Saúde

 

Jean Bitar investe no atendimento psicológico aos usuários










Reduzir o sofrimento causado pelas doenças e ajudar o paciente e seus familiares a encarar as alterações de humor durante o tratamento e internação, por meio de condutas empáticas e de humanização são alguns dos papéis do profissional da Psicologia, que tem seu dia comemorado neste domingo, 27. E para festejar a data, o Hospital Jean Bitar (HJB) promove ações de arte terapêutica, de educação em saúde e atividades lúdicas, na segunda-feira, 28, junto aos usuários das clínicas médicas e seus acompanhantes.
Segundo a psicóloga Anne Kelly, a atuação desse profissional na assistência à saúde auxilia o usuário, que passa por internação, auxilia o enfrentamento das situações de riscos e fortalecimento dos vínculos com seus familiares, tendo em vista que a doença interrompe os diversos laços da vida externa, pelo isolamento social para tratamento da enfermidade.
“A partir de sua admissão na unidade hospitalar, nós ajudamos paciente no enfrentamento de uma nova e diferente realidade de vida que impõe dificuldades de aceitação”, comentou Kelly.
Internado no Hospital Municipal de Paragominas, o agricultor Marcelo Souza, 32, de Garrafão do Norte, foi encaminhado para o Jean Bitar no dia 21 deste mês, para investigar dores intensas e contínuas no braço esquerdo.  Ainda em fase de exames, ele aguarda diagnóstico.
No entanto, o paciente demonstra tranquilidade por conhecer e confiar no atendimento da equipe do hospital. "Temos que trabalhar nossos pensamentos também, já que nossa mente tem um poder muito grande sobre nosso corpo. Manter a positividade é fundamental e aqui a equipe tem todo esse cuidado com a gente", destacou Marcelo.
O trabalho da equipe do hospital leva maior compreensão e encaminhamentos de suas necessidades aos pacientes e parentes, inclusive para evitar ou amenizar eventuais conflitos, por meio do repasse de informações gerais sobre o quadro do paciente, seus procedimentos e sua nova rotina dentro da unidade hospitalar, especialmente daqueles internados na Unidade de terapia Intensiva (UTI).
“Na maioria das vezes, o adoecimento causa humor deprimido que pode evoluir, se não houver a intervenção especializada para auxílio e melhora do quadro clínico. Nossa atuação contribui e facilita o processo de  recuperação”, ressaltou Kelly.
Com intenso fluxo de atendimento, de janeiro a junho deste ano, foram realizados 202 atendimentos no serviço de Psicologia e 10.079 na Clínica Médica.
O CHJB presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dispõe de 70 leitos e é referência estadual para procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, cirurgia gastrointestinal e algumas especialidades clínicas, como endocrinologia, reumatologia, geriatria e pneumologia. Para atendimento no CHJB é necessário o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com o agendamento pela Central de Regulação do Estado.
Serviço: O Centro Hospitalar Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.
Por Vera Rojas

Nenhum comentário:

Postar um comentário