quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Respeito ao Idoso



Notícia

 

Respeito ao Idoso

 

Projeto conscientiza crianças em escola de Ananindeua

23/08/2017 13:11h
A escola municipal Manoel Sanches, em Ananindeua, recebe desde a segunda-feira, 21, mais uma ação do projeto “Eu vou envelhecer, e você?”, da Gerência de Proteção ao Idoso da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O projeto segue na unidade de ensino até esta quinta-feira, 24, e atende crianças entre 10 e 12 anos, que estão no quarto e no quinto ano do ensino fundamental, levando debate sobre temáticas relacionadas aos idosos.
O projeto “Eu vou envelhecer, e você?” realiza, ao todo, quatro encontros em cada escola atendida. Em cada encontro é abordada uma temática diferente relacionada ao idoso, conforme explica Rocilene Nascimento, gerente de Proteção ao Idoso da Sejudh. “Ao todo são quatro encontros. No primeiro nós trabalhamos o processo de envelhecimento, fazendo com que as crianças sintam na pele o que é o envelhecer. No segundo, nós discutimos sobre o estatuto do idoso. Falamos tudo sobre o estatuto de uma forma bem prática, por meio de um jogo de dominó, onde eles aprendem jogando. No terceiro encontro nós conversamos sobre violência contra a pessoa idosa, levamos um folder no qual especificamos todos os canais de denúncia e como elas podem ser feitas. Já no quarto e último encontro, é discutido sobre o respeito ao idoso. Nós falamos de uma maneira geral, não só do respeito para com o idoso, mas também para com o ser humano”, explicou.
Rocilene também conta que a recepção e o envolvimento das crianças na escola Manoel Sanches são positivos. “Estamos aqui no colégio Manoel Sanches, em Ananindeua, e estamos tendo uma recepção muito boa. As crianças contribuindo bastante e estamos tendo uma aceitação excelente. A escola se envolveu com o projeto, assim como os professores e a direção. Está sendo muito proveitoso para nós”, contou a gerente de Proteção ao Idoso da Sejudh.
Assim que terminar as ações no colégio Manoel Sanches, o projeto “Eu vou envelhecer, e você?” seguirá para a escola Rosalina Cruz, no próximo dia 28. Um mês depois, no dia 28 de setembro, participará da Semana da Pessoa Idosa, no Shopping Pátio Belém, em alusão ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro.
Por Leba Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário