Os 25 alimentos mais perigosos que existem no mundo
Tem coisa mais gostosa na vida do que fazer uma boa refeição?Pois, antes de curtir esse momento gastronômico, é interessante conhecer os 25 alimentos mais perigosos do mundo.
Nessa lista tem de tudo, desde peixes, passando por frutas, e até queijos que, além de causar algum tipo de mal-estar para o organismo podem até levar a óbito.
Ficou curioso para saber quais são esses 25 alimentos?
Então aprecie – só com os olhos – a nossa saborosa lista!
Conheça os 25 Alimentos mais Perigosos do Mundo
1. Queijo Casu Marzu
Trata-se de um queijo pecorino, bastante comum na região sul da Itália, o problema desse alimento está no fato de que o seu processo de fermentação acontece sem proteção, permitindo que moscas botem ovos e larvas se desenvolvam nele.
O consumo do queijo é feito in natura, se o indivíduo ingerir larvas, elas podem ocasionar perfurações no intestino com dores horríveis.
Você teria coragem de comer?
2. Fruta Pangium edule
Na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, está uma fruta muito comum no Sudoeste Asiático, cuja tradução do nome significa “fruta que nauseia”.
As náuseas são resultantes de uma substância venenosa que está presente na fruta, cianureto de hidrogênio.
O consumo dessa fruta venenosa pode ser feito com segurança desde que ela seja fervida sem casca ou então fique de molho em água gelada e, posteriormente, passe um mês enterrada junto com cinzas e folhas de banana.
Um pouco de trabalho para comer uma fruta, não é mesmo?
3. Mandioca
A popular mandioca, também possui a substância da Pangium edule, isto é, cianureto de hidrogênio.
Se essa substância não for corretamente removida do alimento, é possível que o indivíduo seja intoxicado sofrendo com náuseas e vômito.
Tem casos em que algumas pessoas chegaram a óbito apenas duas ou três horas depois de degustar a mandioca.
A América do Sul conta com a maior quantidade de acidentes com mandioca.
4. Fruta Sambucus (elderberry)
Sabe quando te falam que não pode sair por aí pegando frutas a esmo da natureza e comendo?
Pois, no caso da Sambucus essa máxima é verdadeira, essa frutinha contém uma concentração relativamente alta de cianetos nas suas folhas, sementes e galhos.
Um veneno que pode causar desde náuseas até a morte, tudo depende do quanto a pessoa ingeriu.
O seu consumo somente é recomendado com a eliminação de todas as partes tóxicas, cozida e madura.
5. Folhas de Ruibarbo
Um ingrediente que é bastante desconhecido no Brasil, que não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, por isso está na lista de alimentos mais perigosos.
Infelizmente, muitas pessoas sem conhecimento sobre seus malefícios, consomem essas folhas exóticas que podem causar desde náuseas, dificuldade de respirar, queimações na garganta, urina avermelhada e a formação de cristais no fígado.
Isso se deve ao ácido oxálico presente nas folhas.
6. Sopa de Sangue de Pato (Tiet canh)
Um prato bastante apreciado no Vietnã, pode ser também muito perigoso, uma vez que o sangue dos patos pode estar contaminado com o vírus H5N1 que é simplesmente responsável pela gripe aviária.
Para que o prato típico desse país não seja perigoso, é importante cozinha-lo bem.
7. Semente de Damasco
Poucas pessoas já viram um damasco de verdade, se você se deparar com um, saiba que jamais deve consumir as suas sementes, pois elas contêm glicosídeos cianogênicos, são substâncias que produzem o efeito de envenenamento com paralisia respiratória e muscular.
Concentrações pequenas, causam efeitos mais brandos como náuseas, contudo, em concentrações maiores pode levar a morte.
Em geral, os acidentes com essa semente acontecem na Turquia e região próxima.
8. Cogumelo Cicuta Verde
Os cogumelos, sempre despertam desconfiança quando estão no prato, mas, você pode ficar tranquilo porque os cogumelos que chegam até os mercados e restaurantes são os não-venenosos.
Um tipo de cogumelo que jamais pode ser consumido é o cicuta verde, pois ele possui substâncias venenosas que podem levar o indivíduo a ter náuseas e vômitos, se consumidos em pequenas doses.
Numa dose grande pode levar até mesmo a óbito.
9. Cogumelo Amanita abrupta
Outro cogumelo venenoso, na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, esse espécime possui aminoácidos que agem no fígado acarretando em sérias intoxicações.
Não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, um dos principais motivos de acidentes com cogumelos no mundo, é que as pessoas não conhecem as diferenças sutis entre os venenosos e os não-venenosos, acabando ingerindo os primeiros por engano.
10. Broto de Feijão
O grande risco que essa planta oferece para o ser humano quando é consumido como alimento, é estar infectado por bactérias como Salmonella, E.Coli e Listeria.
Quem gosta de broto de feijão, deve ter conhecimento da origem da planta antes de consumi-la.
Muitos acidentes mortais acontecem com essa planta na Europa.
11. Bebida Absinto
Essa bebida, tem a fama de ser a bebida da “Fada Verde”, isso porque é altamente alucinógena.
Um dos ingredientes dessa bebida, é o caruncho que possui tujona, uma substância venenosa.
Quem bebe Absinto em grandes quantidades, pode sofrer com alucinações tão intensas que leva o indivíduo a machucar a si mesmo, em alguns casos gerou suicídio.
Pode ainda causar tuberculose e epilepsia.
Somente pode ser consumida em quantidades bem pequenas, nesse caso, causa apenas tontura.
12. Fesikh
Consiste num prato típico e tradicional do Egito, tem como base um peixe fermentado que, deve ficar secando durante o período de pelo menos um ano.
Esse prato que celebra o Festival Shem el-Nessim é o responsável pela geração de uma profissão chamada de fasakhani que é o profissional especializado no preparo correto do peixe.
Todo esse cuidado é necessário porque nesse peixe podem ser encontrados traços de uma bactéria chamada Clostridium botulinium que atuam bloqueando uma substância que é conhecida como acetilcolina, o que faz com que haja paralisia do rosto.
Os acidentes que ocorrem no Egito de vez em quando, se devem ao preparo incorreto do prato, com menos tempo para o peixe curar.
13. Amêijoas de Sangue
Um prato bastante comum na China, mas que deve ser evitado.
O preparo desse prato, consiste em esquentar as amêijoas numa temperatura de míseros 20°C e, servir logo em seguida.Numa temperatura tão baixa, pode acontecer de bactérias presentes nas amêijoas permanecerem vivas, como as responsáveis por proliferar doenças como, febre tifoide e hepatite A.
O preparo desse prato, consiste em esquentar as amêijoas numa temperatura de míseros 20°C e, servir logo em seguida.Numa temperatura tão baixa, pode acontecer de bactérias presentes nas amêijoas permanecerem vivas, como as responsáveis por proliferar doenças como, febre tifoide e hepatite A.
Melhor não arriscar com essa que é um dos alimentos mais perigosos do mundo, não é mesmo?
14. Sapo-Boi (Cururu)
Consiste num animal que possui glândulas venenosas, bastante destacadas em todo seu corpo, e, por isso mesmo não é recomendado ingeri-lo.
As substâncias presentes nesse sapo tem uma série de bufotoxinas que tem efeito alucinógeno.
Se essas toxinas forem consumidas em quantidades muito grandes, podem causar envenenamento até a morte.
O consumo não é indicado, em especial, dos espécimes mais jovens, que não se reproduziram ainda, esses, possuem o veneno ainda mais letal.
15. Hákarl
Esse, é um dos pratos mais tradicionais da Islândia, o problema, é que ele é feito com carne de um tubarão que não possui trato urinário.
Isso significa que, na carne desse animal, estão concentrados seus excrementos e diversas toxinas.
Uma forma de evitar problemas, é deixar o peixe curando por cerca de 6 meses antes do consumo.
Não se deve consumir essa carne crua, pois isso, faz com que o Hákarl seja um dos alimentos mais perigosos do planeta.
16. Cérebro de Macaco
Pode parecer um pouco esquisito, mas em alguns países africanos e asiáticos, o consumo de cérebro de macaco é relativamente comum.
O grande problema, é que esse órgão pode transmitir para o ser humano uma doença chamada Creutzfeld-Jakob que é degenerativa.
Quem come o cérebro do macaco, pode acabar tendo problemas no seu cérebro, especialmente nos casos em que ele é servido cru.
Não vale a pena se arriscar tanto assim por essa iguaria estranha, não é mesmo?
17. Castanha-de-Caju
Quem diria que algo tão apreciado pelos brasileiros poderia estar na lista de alimentos mais perigosos, não é mesmo?
Pode ficar tranquilo, a castanha-de-caju só faz mal para a saúde, se for consumida crua, isso porque ela possui uma substância chamada urushiol que é semelhante a substância presente na hera venenosa.
Para eliminar essa substância altamente tóxica, as castanhas passam por um processo de cozimento no vapor, daí é seguro.
18. Fruta Carambola
Uma frutinha, que, quando cortada, tem forma de estrela, parece inofensiva, não é mesmo?
Pois, saiba que para pessoas com problemas renais, ela é muito perigosa por ter uma substância chamada de caramboxina.
Mesmo aqueles que não têm histórico de doenças renais, devem evitar comer muitas carambolas já que essa fruta tem ainda neurotoxinas que podem prejudicar o sistema nervoso e o cérebro.
Melhor passar longe!
19. Feijão-Vermelho
Para muitas pessoas, esse feijão é o tipo de feijão mais saboroso que existe, se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo, seu consumo não é proibido, mas é fundamental que o alimento seja cozido por pelo menos 10 minutos para eliminar uma substância perigosa chamada fitohemaglutinina que se caracteriza por aglutinar o sangue.
Existem registros de acidentes com esse feijão no mundo todo.
20. Fruta Durian
Também chamada de Durian, essa fruta costuma chamar atenção das pessoas por seu visual exótico.
Contudo, é importante ter muito cuidado, já que ela possui uma grande quantidade de ácidos graxos que podem fazer mal, gerando sensação de náuseas, vômito e sintomas ainda piores quando é combinada com álcool.
O consumo dessa fruta pode ser feito quando ela é bem cozida e sem álcool de preferência.
21. Fruta Akee
Uma fruta encontrada em abundância na região da África Ocidental, e, que merece estar na lista dos alimentos mais perigosos do mundo devido as suas sementes, que possuem uma substância chamada hipoglicina.
Trata-se de uma substância que pode causar sintomas como náuseas, vômito e em casos mais extremos pode deixar o indivíduo desidratado chegando ao coma e depois a morte.
O consumo dessa fruta, pode ser feito somente quando a fruta estiver madura e, com cuidado para não comer as sementes.
22. Fruto da Mangaba
Quem gosta de mangaba, deve ficar atento a coloração do fruto, quando está verde não é recomendado para o consumo.
Tendo algumas substâncias tóxicas, pode causar quadros de intoxicação leves e outros mais graves, podendo chegar inclusive a causar a morte do indivíduo.
23. Sannakji
Esse é um prato curioso, servido em países exóticos como Coreia do Sul, China e Japão.
O Sannakji consiste em polvo servido cru, como demora um pouco para que as ventosas do molusco fiquem inativas após a sua morte, com ele ainda vivo, pode acontecer um quadro de sufocamento, pois elas podem se prender na garganta da pessoa.
Já pensou em estar comendo essa iguaria asiática e, uma das ventosas do polvo ficar presa na sua garganta?
Não seria nada agradável e poderia inclusive levar a morte, por isso que esse é certamente um dos alimentos mais perigosos do mundo.
24. Echizen Kurage (Água-Viva de Nomura)
Bastante consumida no Japão, essa água-viva representa risco para a saúde por ter toxinas que ela usa como forma de se proteger.
Para que o consumo dela seja seguro, é essencial que as partes que possuem as toxinas sejam totalmente removidas e que ela passe por um bom cozimento.
25. Fugu (Baiacu)
Um prato que é admirado por muitas pessoas, mas que exige muita coragem para degustar.
O peixe Fugu (ou Baiacu como chamamos no Brasil), apresenta em seus órgãos uma toxina chamada tetrodoxina que é um tipo de neurotoxina muito perigosa que ocasiona paralisia respiratória podendo causar a morte.
As formas de consumir esse peixe com segurança é, frito, cru (como Sashimi), misoshiro (uma sopa de peixe de origem japonesa) ou como saquê de fugu.
É bom lembrar, que algumas pessoas já morreram degustando fugu no Japão e no Brasil também.
Não é atoa que esse peixe está nessa lista de alimentos mais perigosos.
Conheça os 25 Alimentos mais Perigosos do Mundo
1. Queijo Casu Marzu
Trata-se de um queijo pecorino, bastante comum na região sul da Itália, o problema desse alimento está no fato de que o seu processo de fermentação acontece sem proteção, permitindo que moscas botem ovos e larvas se desenvolvam nele.
O consumo do queijo é feito in natura, se o indivíduo ingerir larvas, elas podem ocasionar perfurações no intestino com dores horríveis.
Você teria coragem de comer?
2. Fruta Pangium edule
Na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, está uma fruta muito comum no Sudoeste Asiático, cuja tradução do nome significa “fruta que nauseia”.
As náuseas são resultantes de uma substância venenosa que está presente na fruta, cianureto de hidrogênio.
O consumo dessa fruta venenosa pode ser feito com segurança desde que ela seja fervida sem casca ou então fique de molho em água gelada e, posteriormente, passe um mês enterrada junto com cinzas e folhas de banana.
Um pouco de trabalho para comer uma fruta, não é mesmo?
3. Mandioca
A popular mandioca, também possui a substância da Pangium edule, isto é, cianureto de hidrogênio.
Se essa substância não for corretamente removida do alimento, é possível que o indivíduo seja intoxicado sofrendo com náuseas e vômito.
Tem casos em que algumas pessoas chegaram a óbito apenas duas ou três horas depois de degustar a mandioca.
A América do Sul conta com a maior quantidade de acidentes com mandioca.
4. Fruta Sambucus (elderberry)
Sabe quando te falam que não pode sair por aí pegando frutas a esmo da natureza e comendo?
Pois, no caso da Sambucus essa máxima é verdadeira, essa frutinha contém uma concentração relativamente alta de cianetos nas suas folhas, sementes e galhos.
Um veneno que pode causar desde náuseas até a morte, tudo depende do quanto a pessoa ingeriu.
O seu consumo somente é recomendado com a eliminação de todas as partes tóxicas, cozida e madura.
5. Folhas de Ruibarbo
Um ingrediente que é bastante desconhecido no Brasil, que não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, por isso está na lista de alimentos mais perigosos.
Infelizmente, muitas pessoas sem conhecimento sobre seus malefícios, consomem essas folhas exóticas que podem causar desde náuseas, dificuldade de respirar, queimações na garganta, urina avermelhada e a formação de cristais no fígado.
Isso se deve ao ácido oxálico presente nas folhas.
6. Sopa de Sangue de Pato (Tiet canh)
Um prato bastante apreciado no Vietnã, pode ser também muito perigoso, uma vez que o sangue dos patos pode estar contaminado com o vírus H5N1 que é simplesmente responsável pela gripe aviária.
Para que o prato típico desse país não seja perigoso, é importante cozinha-lo bem.
7. Semente de Damasco
Poucas pessoas já viram um damasco de verdade, se você se deparar com um, saiba que jamais deve consumir as suas sementes, pois elas contêm glicosídeos cianogênicos, são substâncias que produzem o efeito de envenenamento com paralisia respiratória e muscular.
Concentrações pequenas, causam efeitos mais brandos como náuseas, contudo, em concentrações maiores pode levar a morte.
Em geral, os acidentes com essa semente acontecem na Turquia e região próxima.
8. Cogumelo Cicuta Verde
Os cogumelos, sempre despertam desconfiança quando estão no prato, mas, você pode ficar tranquilo porque os cogumelos que chegam até os mercados e restaurantes são os não-venenosos.
Um tipo de cogumelo que jamais pode ser consumido é o cicuta verde, pois ele possui substâncias venenosas que podem levar o indivíduo a ter náuseas e vômitos, se consumidos em pequenas doses.
Numa dose grande pode levar até mesmo a óbito.
9. Cogumelo Amanita abrupta
Outro cogumelo venenoso, na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, esse espécime possui aminoácidos que agem no fígado acarretando em sérias intoxicações.
Não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, um dos principais motivos de acidentes com cogumelos no mundo, é que as pessoas não conhecem as diferenças sutis entre os venenosos e os não-venenosos, acabando ingerindo os primeiros por engano.
Veja Também: 24 alimentos que são inibidores naturais da fome
10. Broto de Feijão
O grande risco que essa planta oferece para o ser humano quando é consumido como alimento, é estar infectado por bactérias como Salmonella, E.Coli e Listeria.
Quem gosta de broto de feijão, deve ter conhecimento da origem da planta antes de consumi-la.
Muitos acidentes mortais acontecem com essa planta na Europa.
11. Bebida Absinto
Essa bebida, tem a fama de ser a bebida da “Fada Verde”, isso porque é altamente alucinógena.
Um dos ingredientes dessa bebida, é o caruncho que possui tujona, uma substância venenosa.
Quem bebe Absinto em grandes quantidades, pode sofrer com alucinações tão intensas que leva o indivíduo a machucar a si mesmo, em alguns casos gerou suicídio.
Pode ainda causar tuberculose e epilepsia.
Somente pode ser consumida em quantidades bem pequenas, nesse caso, causa apenas tontura.
Veja Também: 8 alimentos para comer de manhã e manter a boa forma
12. Fesikh
Consiste num prato típico e tradicional do Egito, tem como base um peixe fermentado que, deve ficar secando durante o período de pelo menos um ano.
Esse prato que celebra o Festival Shem el-Nessim é o responsável pela geração de uma profissão chamada de fasakhani que é o profissional especializado no preparo correto do peixe.
Todo esse cuidado é necessário porque nesse peixe podem ser encontrados traços de uma bactéria chamada Clostridium botulinium que atuam bloqueando uma substância que é conhecida como acetilcolina, o que faz com que haja paralisia do rosto.
Os acidentes que ocorrem no Egito de vez em quando, se devem ao preparo incorreto do prato, com menos tempo para o peixe curar.
13. Amêijoas de Sangue
Um prato bastante comum na China, mas que deve ser evitado.
O preparo desse prato, consiste em esquentar as amêijoas numa temperatura de míseros 20°C e, servir logo em seguida.
Numa temperatura tão baixa, pode acontecer de bactérias presentes nas amêijoas permanecerem vivas, como as responsáveis por proliferar doenças como, febre tifoide e hepatite A.
Melhor não arriscar com essa que é um dos alimentos mais perigosos do mundo, não é mesmo?
Veja Também: 20 Super Alimentos Bons para o Cérebro
14. Sapo-Boi (Cururu)
Consiste num animal que possui glândulas venenosas, bastante destacadas em todo seu corpo, e, por isso mesmo não é recomendado ingeri-lo.
As substâncias presentes nesse sapo tem uma série de bufotoxinas que tem efeito alucinógeno.
Se essas toxinas forem consumidas em quantidades muito grandes, podem causar envenenamento até a morte.
O consumo não é indicado, em especial, dos espécimes mais jovens, que não se reproduziram ainda, esses, possuem o veneno ainda mais letal.
Veja Também: 8 Alimentos que ajudam a combater o mau hálito
15. Hákarl
Esse, é um dos pratos mais tradicionais da Islândia, o problema, é que ele é feito com carne de um tubarão que não possui trato urinário.
Isso significa que, na carne desse animal, estão concentrados seus excrementos e diversas toxinas.
Uma forma de evitar problemas, é deixar o peixe curando por cerca de 6 meses antes do consumo.
Não se deve consumir essa carne crua, pois isso, faz com que o Hákarl seja um dos alimentos mais perigosos do planeta.
Veja Também: 17 alimentos cancerígenos que estão na sua mesa
16. Cérebro de Macaco
Pode parecer um pouco esquisito, mas em alguns países africanos e asiáticos, o consumo de cérebro de macaco é relativamente comum.
O grande problema, é que esse órgão pode transmitir para o ser humano uma doença chamada Creutzfeld-Jakob que é degenerativa.
Quem come o cérebro do macaco, pode acabar tendo problemas no seu cérebro, especialmente nos casos em que ele é servido cru.
Não vale a pena se arriscar tanto assim por essa iguaria estranha, não é mesmo?
Veja Também: 5 alimentos que aliviam a dor de cabeça
17. Castanha-de-Caju
Quem diria que algo tão apreciado pelos brasileiros poderia estar na lista de alimentos mais perigosos, não é mesmo?
Pode ficar tranquilo, a castanha-de-caju só faz mal para a saúde, se for consumida crua, isso porque ela possui uma substância chamada urushiol que é semelhante a substância presente na hera venenosa.
Para eliminar essa substância altamente tóxica, as castanhas passam por um processo de cozimento no vapor, daí é seguro.
Veja Também: 8 Alimentos venenosos que você adora comer
18. Fruta Carambola
Uma frutinha, que, quando cortada, tem forma de estrela, parece inofensiva, não é mesmo?
Pois, saiba que para pessoas com problemas renais, ela é muito perigosa por ter uma substância chamada de caramboxina.
Mesmo aqueles que não têm histórico de doenças renais, devem evitar comer muitas carambolas já que essa fruta tem ainda neurotoxinas que podem prejudicar o sistema nervoso e o cérebro.
Melhor passar longe!
Veja Também: 10 alimentos que viciam mais que a cocaína
19. Feijão-Vermelho
Para muitas pessoas, esse feijão é o tipo de feijão mais saboroso que existe, se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo, seu consumo não é proibido, mas é fundamental que o alimento seja cozido por pelo menos 10 minutos para eliminar uma substância perigosa chamada fitohemaglutinina que se caracteriza por aglutinar o sangue.
Existem registros de acidentes com esse feijão no mundo todo.
20. Fruta Durian
Também chamada de Durian, essa fruta costuma chamar atenção das pessoas por seu visual exótico.
Contudo, é importante ter muito cuidado, já que ela possui uma grande quantidade de ácidos graxos que podem fazer mal, gerando sensação de náuseas, vômito e sintomas ainda piores quando é combinada com álcool.
O consumo dessa fruta pode ser feito quando ela é bem cozida e sem álcool de preferência.
Veja Também: 10 alimentos que saciam e ajudam a emagrecer
21. Fruta Akee
Uma fruta encontrada em abundância na região da África Ocidental, e, que merece estar na lista dos alimentos mais perigosos do mundo devido as suas sementes, que possuem uma substância chamada hipoglicina.
Trata-se de uma substância que pode causar sintomas como náuseas, vômito e em casos mais extremos pode deixar o indivíduo desidratado chegando ao coma e depois a morte.
O consumo dessa fruta, pode ser feito somente quando a fruta estiver madura e, com cuidado para não comer as sementes.
22. Fruto da Mangaba
Quem gosta de mangaba, deve ficar atento a coloração do fruto, quando está verde não é recomendado para o consumo.
Tendo algumas substâncias tóxicas, pode causar quadros de intoxicação leves e outros mais graves, podendo chegar inclusive a causar a morte do indivíduo.
Veja Também: 11 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade
23. Sannakji
Esse é um prato curioso, servido em países exóticos como Coreia do Sul, China e Japão.
O Sannakji consiste em polvo servido cru, como demora um pouco para que as ventosas do molusco fiquem inativas após a sua morte, com ele ainda vivo, pode acontecer um quadro de sufocamento, pois elas podem se prender na garganta da pessoa.
Já pensou em estar comendo essa iguaria asiática e, uma das ventosas do polvo ficar presa na sua garganta?
Não seria nada agradável e poderia inclusive levar a morte, por isso que esse é certamente um dos alimentos mais perigosos do mundo.
Veja Também: 12 Alimentos que não devem ser guardados na geladeira e que você provavelmente não sabia
24. Echizen Kurage (Água-Viva de Nomura)
Bastante consumida no Japão, essa água-viva representa risco para a saúde por ter toxinas que ela usa como forma de se proteger.
Para que o consumo dela seja seguro, é essencial que as partes que possuem as toxinas sejam totalmente removidas e que ela passe por um bom cozimento.
Veja Também: 7 alimentos que previnem o envelhecimento precoce
25. Fugu (Baiacu)
Um prato que é admirado por muitas pessoas, mas que exige muita coragem para degustar.
O peixe Fugu (ou Baiacu como chamamos no Brasil), apresenta em seus órgãos uma toxina chamada tetrodoxina que é um tipo de neurotoxina muito perigosa que ocasiona paralisia respiratória podendo causar a morte.
As formas de consumir esse peixe com segurança é, frito, cru (como Sashimi), misoshiro (uma sopa de peixe de origem japonesa) ou como saquê de fugu.
É bom lembrar, que algumas pessoas já morreram degustando fugu no Japão e no Brasil também.
Não é atoa que esse peixe está nessa lista de alimentos mais perigosos.
Os 25 alimentos mais perigosos que existem no mundo
Tem coisa mais gostosa na vida do que fazer uma boa refeição?
Pois, antes de curtir esse momento gastronômico, é interessante conhecer os 25 alimentos mais perigosos do mundo.
Nessa lista tem de tudo, desde peixes, passando por frutas, e até queijos que, além de causar algum tipo de mal-estar para o organismo podem até levar a óbito.
Ficou curioso para saber quais são esses 25 alimentos?
Então aprecie – só com os olhos – a nossa saborosa lista!
Curta: Nossa Página no Facebook
Conheça os 25 Alimentos mais Perigosos do Mundo
1. Queijo Casu Marzu
Trata-se de um queijo pecorino, bastante comum na região sul da Itália, o problema desse alimento está no fato de que o seu processo de fermentação acontece sem proteção, permitindo que moscas botem ovos e larvas se desenvolvam nele.
O consumo do queijo é feito in natura, se o indivíduo ingerir larvas, elas podem ocasionar perfurações no intestino com dores horríveis.
Você teria coragem de comer?
2. Fruta Pangium edule
Na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, está uma fruta muito comum no Sudoeste Asiático, cuja tradução do nome significa “fruta que nauseia”.
As náuseas são resultantes de uma substância venenosa que está presente na fruta, cianureto de hidrogênio.
O consumo dessa fruta venenosa pode ser feito com segurança desde que ela seja fervida sem casca ou então fique de molho em água gelada e, posteriormente, passe um mês enterrada junto com cinzas e folhas de banana.
Um pouco de trabalho para comer uma fruta, não é mesmo?
3. Mandioca
A popular mandioca, também possui a substância da Pangium edule, isto é, cianureto de hidrogênio.
Se essa substância não for corretamente removida do alimento, é possível que o indivíduo seja intoxicado sofrendo com náuseas e vômito.
Tem casos em que algumas pessoas chegaram a óbito apenas duas ou três horas depois de degustar a mandioca.
A América do Sul conta com a maior quantidade de acidentes com mandioca.
4. Fruta Sambucus (elderberry)
Sabe quando te falam que não pode sair por aí pegando frutas a esmo da natureza e comendo?
Pois, no caso da Sambucus essa máxima é verdadeira, essa frutinha contém uma concentração relativamente alta de cianetos nas suas folhas, sementes e galhos.
Um veneno que pode causar desde náuseas até a morte, tudo depende do quanto a pessoa ingeriu.
O seu consumo somente é recomendado com a eliminação de todas as partes tóxicas, cozida e madura.
5. Folhas de Ruibarbo
Um ingrediente que é bastante desconhecido no Brasil, que não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, por isso está na lista de alimentos mais perigosos.
Infelizmente, muitas pessoas sem conhecimento sobre seus malefícios, consomem essas folhas exóticas que podem causar desde náuseas, dificuldade de respirar, queimações na garganta, urina avermelhada e a formação de cristais no fígado.
Isso se deve ao ácido oxálico presente nas folhas.
6. Sopa de Sangue de Pato (Tiet canh)
Um prato bastante apreciado no Vietnã, pode ser também muito perigoso, uma vez que o sangue dos patos pode estar contaminado com o vírus H5N1 que é simplesmente responsável pela gripe aviária.
Para que o prato típico desse país não seja perigoso, é importante cozinha-lo bem.
7. Semente de Damasco
Poucas pessoas já viram um damasco de verdade, se você se deparar com um, saiba que jamais deve consumir as suas sementes, pois elas contêm glicosídeos cianogênicos, são substâncias que produzem o efeito de envenenamento com paralisia respiratória e muscular.
Concentrações pequenas, causam efeitos mais brandos como náuseas, contudo, em concentrações maiores pode levar a morte.
Em geral, os acidentes com essa semente acontecem na Turquia e região próxima.
8. Cogumelo Cicuta Verde
Os cogumelos, sempre despertam desconfiança quando estão no prato, mas, você pode ficar tranquilo porque os cogumelos que chegam até os mercados e restaurantes são os não-venenosos.
Um tipo de cogumelo que jamais pode ser consumido é o cicuta verde, pois ele possui substâncias venenosas que podem levar o indivíduo a ter náuseas e vômitos, se consumidos em pequenas doses.
Numa dose grande pode levar até mesmo a óbito.
9. Cogumelo Amanita abrupta
Outro cogumelo venenoso, na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, esse espécime possui aminoácidos que agem no fígado acarretando em sérias intoxicações.
Não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, um dos principais motivos de acidentes com cogumelos no mundo, é que as pessoas não conhecem as diferenças sutis entre os venenosos e os não-venenosos, acabando ingerindo os primeiros por engano.
Veja Também: 24 alimentos que são inibidores naturais da fome
10. Broto de Feijão
O grande risco que essa planta oferece para o ser humano quando é consumido como alimento, é estar infectado por bactérias como Salmonella, E.Coli e Listeria.
Quem gosta de broto de feijão, deve ter conhecimento da origem da planta antes de consumi-la.
Muitos acidentes mortais acontecem com essa planta na Europa.
11. Bebida Absinto
Essa bebida, tem a fama de ser a bebida da “Fada Verde”, isso porque é altamente alucinógena.
Um dos ingredientes dessa bebida, é o caruncho que possui tujona, uma substância venenosa.
Quem bebe Absinto em grandes quantidades, pode sofrer com alucinações tão intensas que leva o indivíduo a machucar a si mesmo, em alguns casos gerou suicídio.
Pode ainda causar tuberculose e epilepsia.
Somente pode ser consumida em quantidades bem pequenas, nesse caso, causa apenas tontura.
Veja Também: 8 alimentos para comer de manhã e manter a boa forma
12. Fesikh
Consiste num prato típico e tradicional do Egito, tem como base um peixe fermentado que, deve ficar secando durante o período de pelo menos um ano.
Esse prato que celebra o Festival Shem el-Nessim é o responsável pela geração de uma profissão chamada de fasakhani que é o profissional especializado no preparo correto do peixe.
Todo esse cuidado é necessário porque nesse peixe podem ser encontrados traços de uma bactéria chamada Clostridium botulinium que atuam bloqueando uma substância que é conhecida como acetilcolina, o que faz com que haja paralisia do rosto.
Os acidentes que ocorrem no Egito de vez em quando, se devem ao preparo incorreto do prato, com menos tempo para o peixe curar.
13. Amêijoas de Sangue
Um prato bastante comum na China, mas que deve ser evitado.
O preparo desse prato, consiste em esquentar as amêijoas numa temperatura de míseros 20°C e, servir logo em seguida.
Numa temperatura tão baixa, pode acontecer de bactérias presentes nas amêijoas permanecerem vivas, como as responsáveis por proliferar doenças como, febre tifoide e hepatite A.
Melhor não arriscar com essa que é um dos alimentos mais perigosos do mundo, não é mesmo?
Veja Também: 20 Super Alimentos Bons para o Cérebro
14. Sapo-Boi (Cururu)
Consiste num animal que possui glândulas venenosas, bastante destacadas em todo seu corpo, e, por isso mesmo não é recomendado ingeri-lo.
As substâncias presentes nesse sapo tem uma série de bufotoxinas que tem efeito alucinógeno.
Se essas toxinas forem consumidas em quantidades muito grandes, podem causar envenenamento até a morte.
O consumo não é indicado, em especial, dos espécimes mais jovens, que não se reproduziram ainda, esses, possuem o veneno ainda mais letal.
Veja Também: 8 Alimentos que ajudam a combater o mau hálito
15. Hákarl
Esse, é um dos pratos mais tradicionais da Islândia, o problema, é que ele é feito com carne de um tubarão que não possui trato urinário.
Isso significa que, na carne desse animal, estão concentrados seus excrementos e diversas toxinas.
Uma forma de evitar problemas, é deixar o peixe curando por cerca de 6 meses antes do consumo.
Não se deve consumir essa carne crua, pois isso, faz com que o Hákarl seja um dos alimentos mais perigosos do planeta.
Veja Também: 17 alimentos cancerígenos que estão na sua mesa
16. Cérebro de Macaco
Pode parecer um pouco esquisito, mas em alguns países africanos e asiáticos, o consumo de cérebro de macaco é relativamente comum.
O grande problema, é que esse órgão pode transmitir para o ser humano uma doença chamada Creutzfeld-Jakob que é degenerativa.
Quem come o cérebro do macaco, pode acabar tendo problemas no seu cérebro, especialmente nos casos em que ele é servido cru.
Não vale a pena se arriscar tanto assim por essa iguaria estranha, não é mesmo?
Veja Também: 5 alimentos que aliviam a dor de cabeça
17. Castanha-de-Caju
Quem diria que algo tão apreciado pelos brasileiros poderia estar na lista de alimentos mais perigosos, não é mesmo?
Pode ficar tranquilo, a castanha-de-caju só faz mal para a saúde, se for consumida crua, isso porque ela possui uma substância chamada urushiol que é semelhante a substância presente na hera venenosa.
Para eliminar essa substância altamente tóxica, as castanhas passam por um processo de cozimento no vapor, daí é seguro.
Veja Também: 8 Alimentos venenosos que você adora comer
18. Fruta Carambola
Uma frutinha, que, quando cortada, tem forma de estrela, parece inofensiva, não é mesmo?
Pois, saiba que para pessoas com problemas renais, ela é muito perigosa por ter uma substância chamada de caramboxina.
Mesmo aqueles que não têm histórico de doenças renais, devem evitar comer muitas carambolas já que essa fruta tem ainda neurotoxinas que podem prejudicar o sistema nervoso e o cérebro.
Melhor passar longe!
Veja Também: 10 alimentos que viciam mais que a cocaína
19. Feijão-Vermelho
Para muitas pessoas, esse feijão é o tipo de feijão mais saboroso que existe, se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo, seu consumo não é proibido, mas é fundamental que o alimento seja cozido por pelo menos 10 minutos para eliminar uma substância perigosa chamada fitohemaglutinina que se caracteriza por aglutinar o sangue.
Existem registros de acidentes com esse feijão no mundo todo.
20. Fruta Durian
Também chamada de Durian, essa fruta costuma chamar atenção das pessoas por seu visual exótico.
Contudo, é importante ter muito cuidado, já que ela possui uma grande quantidade de ácidos graxos que podem fazer mal, gerando sensação de náuseas, vômito e sintomas ainda piores quando é combinada com álcool.
O consumo dessa fruta pode ser feito quando ela é bem cozida e sem álcool de preferência.
Veja Também: 10 alimentos que saciam e ajudam a emagrecer
21. Fruta Akee
Uma fruta encontrada em abundância na região da África Ocidental, e, que merece estar na lista dos alimentos mais perigosos do mundo devido as suas sementes, que possuem uma substância chamada hipoglicina.
Trata-se de uma substância que pode causar sintomas como náuseas, vômito e em casos mais extremos pode deixar o indivíduo desidratado chegando ao coma e depois a morte.
O consumo dessa fruta, pode ser feito somente quando a fruta estiver madura e, com cuidado para não comer as sementes.
22. Fruto da Mangaba
Quem gosta de mangaba, deve ficar atento a coloração do fruto, quando está verde não é recomendado para o consumo.
Tendo algumas substâncias tóxicas, pode causar quadros de intoxicação leves e outros mais graves, podendo chegar inclusive a causar a morte do indivíduo.
Veja Também: 11 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade
23. Sannakji
Esse é um prato curioso, servido em países exóticos como Coreia do Sul, China e Japão.
O Sannakji consiste em polvo servido cru, como demora um pouco para que as ventosas do molusco fiquem inativas após a sua morte, com ele ainda vivo, pode acontecer um quadro de sufocamento, pois elas podem se prender na garganta da pessoa.
Já pensou em estar comendo essa iguaria asiática e, uma das ventosas do polvo ficar presa na sua garganta?
Não seria nada agradável e poderia inclusive levar a morte, por isso que esse é certamente um dos alimentos mais perigosos do mundo.
Veja Também: 12 Alimentos que não devem ser guardados na geladeira e que você provavelmente não sabia
24. Echizen Kurage (Água-Viva de Nomura)
Bastante consumida no Japão, essa água-viva representa risco para a saúde por ter toxinas que ela usa como forma de se proteger.
Para que o consumo dela seja seguro, é essencial que as partes que possuem as toxinas sejam totalmente removidas e que ela passe por um bom cozimento.
Veja Também: 7 alimentos que previnem o envelhecimento precoce
25. Fugu (Baiacu)
Um prato que é admirado por muitas pessoas, mas que exige muita coragem para degustar.
O peixe Fugu (ou Baiacu como chamamos no Brasil), apresenta em seus órgãos uma toxina chamada tetrodoxina que é um tipo de neurotoxina muito perigosa que ocasiona paralisia respiratória podendo causar a morte.
As formas de consumir esse peixe com segurança é, frito, cru (como Sashimi), misoshiro (uma sopa de peixe de origem japonesa) ou como saquê de fugu.
É bom lembrar, que algumas pessoas já morreram degustando fugu no Japão e no Brasil também.
Não é atoa que esse peixe está nessa lista de alimentos mais perigosos.
Os 25 alimentos mais perigosos que existem no mundo
Tem coisa mais gostosa na vida do que fazer uma boa refeição?
Pois, antes de curtir esse momento gastronômico, é interessante conhecer os 25 alimentos mais perigosos do mundo.
Nessa lista tem de tudo, desde peixes, passando por frutas, e até queijos que, além de causar algum tipo de mal-estar para o organismo podem até levar a óbito.
Ficou curioso para saber quais são esses 25 alimentos?
Então aprecie – só com os olhos – a nossa saborosa lista!
Curta: Nossa Página no Facebook
Conheça os 25 Alimentos mais Perigosos do Mundo
1. Queijo Casu Marzu
Trata-se de um queijo pecorino, bastante comum na região sul da Itália, o problema desse alimento está no fato de que o seu processo de fermentação acontece sem proteção, permitindo que moscas botem ovos e larvas se desenvolvam nele.
O consumo do queijo é feito in natura, se o indivíduo ingerir larvas, elas podem ocasionar perfurações no intestino com dores horríveis.
Você teria coragem de comer?
2. Fruta Pangium edule
Na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, está uma fruta muito comum no Sudoeste Asiático, cuja tradução do nome significa “fruta que nauseia”.
As náuseas são resultantes de uma substância venenosa que está presente na fruta, cianureto de hidrogênio.
O consumo dessa fruta venenosa pode ser feito com segurança desde que ela seja fervida sem casca ou então fique de molho em água gelada e, posteriormente, passe um mês enterrada junto com cinzas e folhas de banana.
Um pouco de trabalho para comer uma fruta, não é mesmo?
3. Mandioca
A popular mandioca, também possui a substância da Pangium edule, isto é, cianureto de hidrogênio.
Se essa substância não for corretamente removida do alimento, é possível que o indivíduo seja intoxicado sofrendo com náuseas e vômito.
Tem casos em que algumas pessoas chegaram a óbito apenas duas ou três horas depois de degustar a mandioca.
A América do Sul conta com a maior quantidade de acidentes com mandioca.
4. Fruta Sambucus (elderberry)
Sabe quando te falam que não pode sair por aí pegando frutas a esmo da natureza e comendo?
Pois, no caso da Sambucus essa máxima é verdadeira, essa frutinha contém uma concentração relativamente alta de cianetos nas suas folhas, sementes e galhos.
Um veneno que pode causar desde náuseas até a morte, tudo depende do quanto a pessoa ingeriu.
O seu consumo somente é recomendado com a eliminação de todas as partes tóxicas, cozida e madura.
5. Folhas de Ruibarbo
Um ingrediente que é bastante desconhecido no Brasil, que não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, por isso está na lista de alimentos mais perigosos.
Infelizmente, muitas pessoas sem conhecimento sobre seus malefícios, consomem essas folhas exóticas que podem causar desde náuseas, dificuldade de respirar, queimações na garganta, urina avermelhada e a formação de cristais no fígado.
Isso se deve ao ácido oxálico presente nas folhas.
6. Sopa de Sangue de Pato (Tiet canh)
Um prato bastante apreciado no Vietnã, pode ser também muito perigoso, uma vez que o sangue dos patos pode estar contaminado com o vírus H5N1 que é simplesmente responsável pela gripe aviária.
Para que o prato típico desse país não seja perigoso, é importante cozinha-lo bem.
7. Semente de Damasco
Poucas pessoas já viram um damasco de verdade, se você se deparar com um, saiba que jamais deve consumir as suas sementes, pois elas contêm glicosídeos cianogênicos, são substâncias que produzem o efeito de envenenamento com paralisia respiratória e muscular.
Concentrações pequenas, causam efeitos mais brandos como náuseas, contudo, em concentrações maiores pode levar a morte.
Em geral, os acidentes com essa semente acontecem na Turquia e região próxima.
8. Cogumelo Cicuta Verde
Os cogumelos, sempre despertam desconfiança quando estão no prato, mas, você pode ficar tranquilo porque os cogumelos que chegam até os mercados e restaurantes são os não-venenosos.
Um tipo de cogumelo que jamais pode ser consumido é o cicuta verde, pois ele possui substâncias venenosas que podem levar o indivíduo a ter náuseas e vômitos, se consumidos em pequenas doses.
Numa dose grande pode levar até mesmo a óbito.
9. Cogumelo Amanita abrupta
Outro cogumelo venenoso, na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, esse espécime possui aminoácidos que agem no fígado acarretando em sérias intoxicações.
Não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, um dos principais motivos de acidentes com cogumelos no mundo, é que as pessoas não conhecem as diferenças sutis entre os venenosos e os não-venenosos, acabando ingerindo os primeiros por engano.
Veja Também: 24 alimentos que são inibidores naturais da fome
10. Broto de Feijão
O grande risco que essa planta oferece para o ser humano quando é consumido como alimento, é estar infectado por bactérias como Salmonella, E.Coli e Listeria.
Quem gosta de broto de feijão, deve ter conhecimento da origem da planta antes de consumi-la.
Muitos acidentes mortais acontecem com essa planta na Europa.
11. Bebida Absinto
Essa bebida, tem a fama de ser a bebida da “Fada Verde”, isso porque é altamente alucinógena.
Um dos ingredientes dessa bebida, é o caruncho que possui tujona, uma substância venenosa.
Quem bebe Absinto em grandes quantidades, pode sofrer com alucinações tão intensas que leva o indivíduo a machucar a si mesmo, em alguns casos gerou suicídio.
Pode ainda causar tuberculose e epilepsia.
Somente pode ser consumida em quantidades bem pequenas, nesse caso, causa apenas tontura.
Veja Também: 8 alimentos para comer de manhã e manter a boa forma
12. Fesikh
Consiste num prato típico e tradicional do Egito, tem como base um peixe fermentado que, deve ficar secando durante o período de pelo menos um ano.
Esse prato que celebra o Festival Shem el-Nessim é o responsável pela geração de uma profissão chamada de fasakhani que é o profissional especializado no preparo correto do peixe.
Todo esse cuidado é necessário porque nesse peixe podem ser encontrados traços de uma bactéria chamada Clostridium botulinium que atuam bloqueando uma substância que é conhecida como acetilcolina, o que faz com que haja paralisia do rosto.
Os acidentes que ocorrem no Egito de vez em quando, se devem ao preparo incorreto do prato, com menos tempo para o peixe curar.
13. Amêijoas de Sangue
Um prato bastante comum na China, mas que deve ser evitado.
O preparo desse prato, consiste em esquentar as amêijoas numa temperatura de míseros 20°C e, servir logo em seguida.
Numa temperatura tão baixa, pode acontecer de bactérias presentes nas amêijoas permanecerem vivas, como as responsáveis por proliferar doenças como, febre tifoide e hepatite A.
Melhor não arriscar com essa que é um dos alimentos mais perigosos do mundo, não é mesmo?
Veja Também: 20 Super Alimentos Bons para o Cérebro
14. Sapo-Boi (Cururu)
Consiste num animal que possui glândulas venenosas, bastante destacadas em todo seu corpo, e, por isso mesmo não é recomendado ingeri-lo.
As substâncias presentes nesse sapo tem uma série de bufotoxinas que tem efeito alucinógeno.
Se essas toxinas forem consumidas em quantidades muito grandes, podem causar envenenamento até a morte.
O consumo não é indicado, em especial, dos espécimes mais jovens, que não se reproduziram ainda, esses, possuem o veneno ainda mais letal.
Veja Também: 8 Alimentos que ajudam a combater o mau hálito
15. Hákarl
Esse, é um dos pratos mais tradicionais da Islândia, o problema, é que ele é feito com carne de um tubarão que não possui trato urinário.
Isso significa que, na carne desse animal, estão concentrados seus excrementos e diversas toxinas.
Uma forma de evitar problemas, é deixar o peixe curando por cerca de 6 meses antes do consumo.
Não se deve consumir essa carne crua, pois isso, faz com que o Hákarl seja um dos alimentos mais perigosos do planeta.
Veja Também: 17 alimentos cancerígenos que estão na sua mesa
16. Cérebro de Macaco
Pode parecer um pouco esquisito, mas em alguns países africanos e asiáticos, o consumo de cérebro de macaco é relativamente comum.
O grande problema, é que esse órgão pode transmitir para o ser humano uma doença chamada Creutzfeld-Jakob que é degenerativa.
Quem come o cérebro do macaco, pode acabar tendo problemas no seu cérebro, especialmente nos casos em que ele é servido cru.
Não vale a pena se arriscar tanto assim por essa iguaria estranha, não é mesmo?
Veja Também: 5 alimentos que aliviam a dor de cabeça
17. Castanha-de-Caju
Quem diria que algo tão apreciado pelos brasileiros poderia estar na lista de alimentos mais perigosos, não é mesmo?
Pode ficar tranquilo, a castanha-de-caju só faz mal para a saúde, se for consumida crua, isso porque ela possui uma substância chamada urushiol que é semelhante a substância presente na hera venenosa.
Para eliminar essa substância altamente tóxica, as castanhas passam por um processo de cozimento no vapor, daí é seguro.
Veja Também: 8 Alimentos venenosos que você adora comer
18. Fruta Carambola
Uma frutinha, que, quando cortada, tem forma de estrela, parece inofensiva, não é mesmo?
Pois, saiba que para pessoas com problemas renais, ela é muito perigosa por ter uma substância chamada de caramboxina.
Mesmo aqueles que não têm histórico de doenças renais, devem evitar comer muitas carambolas já que essa fruta tem ainda neurotoxinas que podem prejudicar o sistema nervoso e o cérebro.
Melhor passar longe!
Veja Também: 10 alimentos que viciam mais que a cocaína
19. Feijão-Vermelho
Para muitas pessoas, esse feijão é o tipo de feijão mais saboroso que existe, se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo, seu consumo não é proibido, mas é fundamental que o alimento seja cozido por pelo menos 10 minutos para eliminar uma substância perigosa chamada fitohemaglutinina que se caracteriza por aglutinar o sangue.
Existem registros de acidentes com esse feijão no mundo todo.
20. Fruta Durian
Também chamada de Durian, essa fruta costuma chamar atenção das pessoas por seu visual exótico.
Contudo, é importante ter muito cuidado, já que ela possui uma grande quantidade de ácidos graxos que podem fazer mal, gerando sensação de náuseas, vômito e sintomas ainda piores quando é combinada com álcool.
O consumo dessa fruta pode ser feito quando ela é bem cozida e sem álcool de preferência.
Veja Também: 10 alimentos que saciam e ajudam a emagrecer
21. Fruta Akee
Uma fruta encontrada em abundância na região da África Ocidental, e, que merece estar na lista dos alimentos mais perigosos do mundo devido as suas sementes, que possuem uma substância chamada hipoglicina.
Trata-se de uma substância que pode causar sintomas como náuseas, vômito e em casos mais extremos pode deixar o indivíduo desidratado chegando ao coma e depois a morte.
O consumo dessa fruta, pode ser feito somente quando a fruta estiver madura e, com cuidado para não comer as sementes.
22. Fruto da Mangaba
Quem gosta de mangaba, deve ficar atento a coloração do fruto, quando está verde não é recomendado para o consumo.
Tendo algumas substâncias tóxicas, pode causar quadros de intoxicação leves e outros mais graves, podendo chegar inclusive a causar a morte do indivíduo.
Veja Também: 11 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade
23. Sannakji
Esse é um prato curioso, servido em países exóticos como Coreia do Sul, China e Japão.
O Sannakji consiste em polvo servido cru, como demora um pouco para que as ventosas do molusco fiquem inativas após a sua morte, com ele ainda vivo, pode acontecer um quadro de sufocamento, pois elas podem se prender na garganta da pessoa.
Já pensou em estar comendo essa iguaria asiática e, uma das ventosas do polvo ficar presa na sua garganta?
Não seria nada agradável e poderia inclusive levar a morte, por isso que esse é certamente um dos alimentos mais perigosos do mundo.
Veja Também: 12 Alimentos que não devem ser guardados na geladeira e que você provavelmente não sabia
24. Echizen Kurage (Água-Viva de Nomura)
Bastante consumida no Japão, essa água-viva representa risco para a saúde por ter toxinas que ela usa como forma de se proteger.
Para que o consumo dela seja seguro, é essencial que as partes que possuem as toxinas sejam totalmente removidas e que ela passe por um bom cozimento.
Veja Também: 7 alimentos que previnem o envelhecimento precoce
25. Fugu (Baiacu)
Um prato que é admirado por muitas pessoas, mas que exige muita coragem para degustar.
O peixe Fugu (ou Baiacu como chamamos no Brasil), apresenta em seus órgãos uma toxina chamada tetrodoxina que é um tipo de neurotoxina muito perigosa que ocasiona paralisia respiratória podendo causar a morte.
As formas de consumir esse peixe com segurança é, frito, cru (como Sashimi), misoshiro (uma sopa de peixe de origem japonesa) ou como saquê de fugu.
É bom lembrar, que algumas pessoas já morreram degustando fugu no Japão e no Brasil também.
Não é atoa que esse peixe está nessa lista de alimentos mais perigosos.
Os 25 alimentos mais perigosos que existem no mundo
Tem coisa mais gostosa na vida do que fazer uma boa refeição?
Pois, antes de curtir esse momento gastronômico, é interessante conhecer os 25 alimentos mais perigosos do mundo.
Nessa lista tem de tudo, desde peixes, passando por frutas, e até queijos que, além de causar algum tipo de mal-estar para o organismo podem até levar a óbito.
Ficou curioso para saber quais são esses 25 alimentos?
Então aprecie – só com os olhos – a nossa saborosa lista!
Curta: Nossa Página no Facebook
Conheça os 25 Alimentos mais Perigosos do Mundo
1. Queijo Casu Marzu
Trata-se de um queijo pecorino, bastante comum na região sul da Itália, o problema desse alimento está no fato de que o seu processo de fermentação acontece sem proteção, permitindo que moscas botem ovos e larvas se desenvolvam nele.
O consumo do queijo é feito in natura, se o indivíduo ingerir larvas, elas podem ocasionar perfurações no intestino com dores horríveis.
Você teria coragem de comer?
2. Fruta Pangium edule
Na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, está uma fruta muito comum no Sudoeste Asiático, cuja tradução do nome significa “fruta que nauseia”.
As náuseas são resultantes de uma substância venenosa que está presente na fruta, cianureto de hidrogênio.
O consumo dessa fruta venenosa pode ser feito com segurança desde que ela seja fervida sem casca ou então fique de molho em água gelada e, posteriormente, passe um mês enterrada junto com cinzas e folhas de banana.
Um pouco de trabalho para comer uma fruta, não é mesmo?
3. Mandioca
A popular mandioca, também possui a substância da Pangium edule, isto é, cianureto de hidrogênio.
Se essa substância não for corretamente removida do alimento, é possível que o indivíduo seja intoxicado sofrendo com náuseas e vômito.
Tem casos em que algumas pessoas chegaram a óbito apenas duas ou três horas depois de degustar a mandioca.
A América do Sul conta com a maior quantidade de acidentes com mandioca.
4. Fruta Sambucus (elderberry)
Sabe quando te falam que não pode sair por aí pegando frutas a esmo da natureza e comendo?
Pois, no caso da Sambucus essa máxima é verdadeira, essa frutinha contém uma concentração relativamente alta de cianetos nas suas folhas, sementes e galhos.
Um veneno que pode causar desde náuseas até a morte, tudo depende do quanto a pessoa ingeriu.
O seu consumo somente é recomendado com a eliminação de todas as partes tóxicas, cozida e madura.
5. Folhas de Ruibarbo
Um ingrediente que é bastante desconhecido no Brasil, que não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, por isso está na lista de alimentos mais perigosos.
Infelizmente, muitas pessoas sem conhecimento sobre seus malefícios, consomem essas folhas exóticas que podem causar desde náuseas, dificuldade de respirar, queimações na garganta, urina avermelhada e a formação de cristais no fígado.
Isso se deve ao ácido oxálico presente nas folhas.
6. Sopa de Sangue de Pato (Tiet canh)
Um prato bastante apreciado no Vietnã, pode ser também muito perigoso, uma vez que o sangue dos patos pode estar contaminado com o vírus H5N1 que é simplesmente responsável pela gripe aviária.
Para que o prato típico desse país não seja perigoso, é importante cozinha-lo bem.
7. Semente de Damasco
Poucas pessoas já viram um damasco de verdade, se você se deparar com um, saiba que jamais deve consumir as suas sementes, pois elas contêm glicosídeos cianogênicos, são substâncias que produzem o efeito de envenenamento com paralisia respiratória e muscular.
Concentrações pequenas, causam efeitos mais brandos como náuseas, contudo, em concentrações maiores pode levar a morte.
Em geral, os acidentes com essa semente acontecem na Turquia e região próxima.
8. Cogumelo Cicuta Verde
Os cogumelos, sempre despertam desconfiança quando estão no prato, mas, você pode ficar tranquilo porque os cogumelos que chegam até os mercados e restaurantes são os não-venenosos.
Um tipo de cogumelo que jamais pode ser consumido é o cicuta verde, pois ele possui substâncias venenosas que podem levar o indivíduo a ter náuseas e vômitos, se consumidos em pequenas doses.
Numa dose grande pode levar até mesmo a óbito.
9. Cogumelo Amanita abrupta
Outro cogumelo venenoso, na lista dos alimentos mais perigosos do mundo, esse espécime possui aminoácidos que agem no fígado acarretando em sérias intoxicações.
Não deve ser consumido sob nenhuma hipótese, um dos principais motivos de acidentes com cogumelos no mundo, é que as pessoas não conhecem as diferenças sutis entre os venenosos e os não-venenosos, acabando ingerindo os primeiros por engano.
Veja Também: 24 alimentos que são inibidores naturais da fome
10. Broto de Feijão
O grande risco que essa planta oferece para o ser humano quando é consumido como alimento, é estar infectado por bactérias como Salmonella, E.Coli e Listeria.
Quem gosta de broto de feijão, deve ter conhecimento da origem da planta antes de consumi-la.
Muitos acidentes mortais acontecem com essa planta na Europa.
11. Bebida Absinto
Essa bebida, tem a fama de ser a bebida da “Fada Verde”, isso porque é altamente alucinógena.
Um dos ingredientes dessa bebida, é o caruncho que possui tujona, uma substância venenosa.
Quem bebe Absinto em grandes quantidades, pode sofrer com alucinações tão intensas que leva o indivíduo a machucar a si mesmo, em alguns casos gerou suicídio.
Pode ainda causar tuberculose e epilepsia.
Somente pode ser consumida em quantidades bem pequenas, nesse caso, causa apenas tontura.
Veja Também: 8 alimentos para comer de manhã e manter a boa forma
12. Fesikh
Consiste num prato típico e tradicional do Egito, tem como base um peixe fermentado que, deve ficar secando durante o período de pelo menos um ano.
Esse prato que celebra o Festival Shem el-Nessim é o responsável pela geração de uma profissão chamada de fasakhani que é o profissional especializado no preparo correto do peixe.
Todo esse cuidado é necessário porque nesse peixe podem ser encontrados traços de uma bactéria chamada Clostridium botulinium que atuam bloqueando uma substância que é conhecida como acetilcolina, o que faz com que haja paralisia do rosto.
Os acidentes que ocorrem no Egito de vez em quando, se devem ao preparo incorreto do prato, com menos tempo para o peixe curar.
13. Amêijoas de Sangue
Um prato bastante comum na China, mas que deve ser evitado.
O preparo desse prato, consiste em esquentar as amêijoas numa temperatura de míseros 20°C e, servir logo em seguida.
Numa temperatura tão baixa, pode acontecer de bactérias presentes nas amêijoas permanecerem vivas, como as responsáveis por proliferar doenças como, febre tifoide e hepatite A.
Melhor não arriscar com essa que é um dos alimentos mais perigosos do mundo, não é mesmo?
Veja Também: 20 Super Alimentos Bons para o Cérebro
14. Sapo-Boi (Cururu)
Consiste num animal que possui glândulas venenosas, bastante destacadas em todo seu corpo, e, por isso mesmo não é recomendado ingeri-lo.
As substâncias presentes nesse sapo tem uma série de bufotoxinas que tem efeito alucinógeno.
Se essas toxinas forem consumidas em quantidades muito grandes, podem causar envenenamento até a morte.
O consumo não é indicado, em especial, dos espécimes mais jovens, que não se reproduziram ainda, esses, possuem o veneno ainda mais letal.
Veja Também: 8 Alimentos que ajudam a combater o mau hálito
15. Hákarl
Esse, é um dos pratos mais tradicionais da Islândia, o problema, é que ele é feito com carne de um tubarão que não possui trato urinário.
Isso significa que, na carne desse animal, estão concentrados seus excrementos e diversas toxinas.
Uma forma de evitar problemas, é deixar o peixe curando por cerca de 6 meses antes do consumo.
Não se deve consumir essa carne crua, pois isso, faz com que o Hákarl seja um dos alimentos mais perigosos do planeta.
Veja Também: 17 alimentos cancerígenos que estão na sua mesa
16. Cérebro de Macaco
Pode parecer um pouco esquisito, mas em alguns países africanos e asiáticos, o consumo de cérebro de macaco é relativamente comum.
O grande problema, é que esse órgão pode transmitir para o ser humano uma doença chamada Creutzfeld-Jakob que é degenerativa.
Quem come o cérebro do macaco, pode acabar tendo problemas no seu cérebro, especialmente nos casos em que ele é servido cru.
Não vale a pena se arriscar tanto assim por essa iguaria estranha, não é mesmo?
Veja Também: 5 alimentos que aliviam a dor de cabeça
17. Castanha-de-Caju
Quem diria que algo tão apreciado pelos brasileiros poderia estar na lista de alimentos mais perigosos, não é mesmo?
Pode ficar tranquilo, a castanha-de-caju só faz mal para a saúde, se for consumida crua, isso porque ela possui uma substância chamada urushiol que é semelhante a substância presente na hera venenosa.
Para eliminar essa substância altamente tóxica, as castanhas passam por um processo de cozimento no vapor, daí é seguro.
Veja Também: 8 Alimentos venenosos que você adora comer
18. Fruta Carambola
Uma frutinha, que, quando cortada, tem forma de estrela, parece inofensiva, não é mesmo?
Pois, saiba que para pessoas com problemas renais, ela é muito perigosa por ter uma substância chamada de caramboxina.
Mesmo aqueles que não têm histórico de doenças renais, devem evitar comer muitas carambolas já que essa fruta tem ainda neurotoxinas que podem prejudicar o sistema nervoso e o cérebro.
Melhor passar longe!
Veja Também: 10 alimentos que viciam mais que a cocaína
19. Feijão-Vermelho
Para muitas pessoas, esse feijão é o tipo de feijão mais saboroso que existe, se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo, seu consumo não é proibido, mas é fundamental que o alimento seja cozido por pelo menos 10 minutos para eliminar uma substância perigosa chamada fitohemaglutinina que se caracteriza por aglutinar o sangue.
Existem registros de acidentes com esse feijão no mundo todo.
20. Fruta Durian
Também chamada de Durian, essa fruta costuma chamar atenção das pessoas por seu visual exótico.
Contudo, é importante ter muito cuidado, já que ela possui uma grande quantidade de ácidos graxos que podem fazer mal, gerando sensação de náuseas, vômito e sintomas ainda piores quando é combinada com álcool.
O consumo dessa fruta pode ser feito quando ela é bem cozida e sem álcool de preferência.
21. Fruta Akee
Uma fruta encontrada em abundância na região da África Ocidental, e, que merece estar na lista dos alimentos mais perigosos do mundo devido as suas sementes, que possuem uma substância chamada hipoglicina.
Trata-se de uma substância que pode causar sintomas como náuseas, vômito e em casos mais extremos pode deixar o indivíduo desidratado chegando ao coma e depois a morte.
O consumo dessa fruta, pode ser feito somente quando a fruta estiver madura e, com cuidado para não comer as sementes.
22. Fruto da Mangaba
Quem gosta de mangaba, deve ficar atento a coloração do fruto, quando está verde não é recomendado para o consumo.
Tendo algumas substâncias tóxicas, pode causar quadros de intoxicação leves e outros mais graves, podendo chegar inclusive a causar a morte do indivíduo.
23. Sannakji
Esse é um prato curioso, servido em países exóticos como Coreia do Sul, China e Japão.
O Sannakji consiste em polvo servido cru, como demora um pouco para que as ventosas do molusco fiquem inativas após a sua morte, com ele ainda vivo, pode acontecer um quadro de sufocamento, pois elas podem se prender na garganta da pessoa.
Já pensou em estar comendo essa iguaria asiática e, uma das ventosas do polvo ficar presa na sua garganta?
Não seria nada agradável e poderia inclusive levar a morte, por isso que esse é certamente um dos alimentos mais perigosos do mundo.
24. Echizen Kurage (Água-Viva de Nomura)
Bastante consumida no Japão, essa água-viva representa risco para a saúde por ter toxinas que ela usa como forma de se proteger.
Para que o consumo dela seja seguro, é essencial que as partes que possuem as toxinas sejam totalmente removidas e que ela passe por um bom cozimento.
25. Fugu (Baiacu)
Um prato que é admirado por muitas pessoas, mas que exige muita coragem para degustar.
O peixe Fugu (ou Baiacu como chamamos no Brasil), apresenta em seus órgãos uma toxina chamada tetrodoxina que é um tipo de neurotoxina muito perigosa que ocasiona paralisia respiratória podendo causar a morte.
As formas de consumir esse peixe com segurança é, frito, cru (como Sashimi), misoshiro (uma sopa de peixe de origem japonesa) ou como saquê de fugu.
É bom lembrar, que algumas pessoas já morreram degustando fugu no Japão e no Brasil também.
Não é atoa que esse peixe está nessa lista de alimentos mais perigosos.
FONTE: BLOG CURIOSOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário