quinta-feira, 31 de agosto de 2017

f1


GP da Itália: Ferrari foi quem mais venceu no tradicional Monza

Sebastian Vettel (Ferrari) - GP da Itália

A Fórmula 1 chega em Monza para a 13a. etapa da temporada de Fórmula 1 2017, com o Grande Prêmio da Itália neste final de semana.
O GP da Itália já foi disputado 67 vezes, desde 1950 – mas em 1980 o Grande Prêmio da Itália foi realizado em Ìmola, ano de estreia do circuito na F1. No ano seguinte Ímola passou a sediar o Grande Prêmio de San Marino onde ficou até 2006. Em 1980, estreia de Ímola e única participação do circuito como representante da Itália, a vitória ficou com o brasileiro Nelson Piquet, à bordo da Brabham. No ano seguinte ele também venceria, mas já o Grande Prêmio de San Marino, para depois consagrar-se campeão mundial de F1 de 1981.
A Ferrari foi quem mais venceu na Itália: são 18 vitórias (19, se contarmos a Toro Rosso de Sebastian Vettel em 2008, empurrada pela potência dos motores Ferrari). McLaren é a segunda com 10 vitórias, apesar da última ser distante com Ayrton Senna em 1992. A última vitória da “dona da casa” Ferrari foi em 2010 com Fernando Alonso, com a rival Mercedes vencendo em 2014, 2015 e 2016.
No hall dos pilotos, Michael Schumacher foi quem mais venceu com cinco vitória, seguido por Nelson Piquet com quatro (três em Monza e uma em Ímola) e vários pilotos com três. Rubens Barrichello, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton, Juan Manoel Fangio, Alain Prost, Stirling Moss e Ronnie Petterson.
Em meio a muitas glórias em Monza, Petterson também foi personagem de um triste GP da Itália, com um fortíssimo acidente logo após a largada em 1978. Em um acidente envolvendo vários pilotos entre eles James Hunt, Petterson foi lançado ao muro e o impacto provocou uma fortíssima explosão, em um dos acidentes mais incríveis da F1. Petterson foi socorrido e deixou a pista consciente, inclusive conversando com outros pilotos entre eles, Hunt. No dia seguinte, Petterson morreu vítima de embolia causada pelas fraturas que sofreu.
Para a temporada de 2017, o recorde deve ser mais uma vez batido. O tempo de 1:20.089s (qualificação) de Rubens Barrichelo em 2004, ainda com a Ferrari V10, deve ser superado esse fim de semana com os novos carros passando dos 340 km/h.
Lewis Hamilton venceu a última etapa em Spa-Francorchamps e está a sete pontos do rival ao título, Sebastian Vettel, com todo favoritismo apontando para a potência dos motores Mercedes.
Mas a briga a boa, Hamilton venceu 5 vezes contra 4 vitórias de Vettel. Já o alemão leva vantagem nos pódios, são 9 contra 7 do britânico, o que explica a diferença na liderança do campeonato. Com o número de pole-position Hamilton é soberano: foram 7 poles contra apenas 2 de Vettel, liderando 303 voltas contra 224 do líder do campeonato.
Em 2016, Hamilton fez a pole mas não venceu. A vitória ficou com seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg. Mas em 2014 e 2015 a vitória foi de Hamilton. Vettel venceu pela última vez em 2013 com a Red Bull.
Hamilton tem a seu favor toda potência dos motores Mercedes. Mas ele irá enfrentar uma Ferrari em casa, consistente e liderada por Sebastian Vettel. Ingredientes certos para uma ótima corrida neste domingo.
A F1Mania estará em TEMPO REAL para todas as atividades da Fórmula 1 na Itália. Na sexta-feira o primeiro treino livre começa às 05h00, horário de Brasilia.
f1mania

Nenhum comentário:

Postar um comentário