segunda-feira, 14 de agosto de 2017

esporte

Os fatos por trás da foto do gandula Jair e do então rubro-negro Renato Gaúcho

Publicação da foto em 1988 cita lamento do atual técnico do Bota com derrota do Fla. Quase 30 anos depois, os dois treinadores são adversários na Libertadores, e Jair encontra o Rubro-Negro

 
Por Janir Júnior, Rio de Janeiro
Uma foto. Nela, um menino de nove anos que fazia sua estreia como gandula posa com seu ídolo. Era 1988. Na imagem, Jair Ventura com Renato Gaúcho, então jogador do Flamengo, no gramado do Maracanã. Quase 30 anos depois, pelos caprichos do futebol, os dois agora estarão frente a frente nas quartas de final da Libertadores entre Botafogo e Grêmio. Como adversários.
 
 
Jair Ventura, o gandula, e Renato Gaúcho, o ídolo, em 88, no Maracanã (Foto: Nilton Claudino/Reprodução) 
 
 
Jair Ventura, o gandula, e Renato Gaúcho, o ídolo, em 88, no Maracanã (Foto: Nilton Claudino/Reprodução)
A imagem do gandula e do ídolo foi publicada na edição da revista Placar do dia 24 de junho de 88. O texto que acompanha a foto retrata Jair como um pequeno rubro-negro, que lamentou a derrota por 2 a 1 do Flamengo para o Vasco no primeiro jogo da final do Carioca daquele ano que seria conquistado pelo Cruz-Maltino.
Ao fim do jogo, depois da derrota rubro-negra, o pequeno Jair lamentou: "Não dei sorte".
Na verdade, segundo a revista, o sonho do meino era tirar foto com Bebeto e Leandro, mas por conta de uma confusão antes de a bola rolar acabou sobrando o Renato.
 
 
A foto, feita pelo fotógrafo Nilton Claudino, voltou às manchetes às vésperas do jogo entre Flamengo e Botafogo, no início de junho. As redes sociais ajudaram a viralizar a imagem, que virou assunto até nas entrevistas coletivas após o Botafogo x Grêmio do último domingo.
No ar, ficou o ponto de interrogação que serviu para alimentar a rivalidade sadia entre alvinegros e rubro-negros: o time de coração do filho de Jairizinho, ídolo do Botafogo, é mesmo o Flamengo?
O QUE DIZ JAIR?
Com a palavra, pela primeira vez comentando o assunto, o pequeno gandula que cresceu para o futebol. Fala, Jair.
 
globo esporte
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário