sábado, 19 de agosto de 2017

Cidadania




Notícia


Cidadania

Pro Paz garante serviços em evento da indústria da construção










Na manhã deste sábado (19), o Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz, integrou as comemorações alusivas ao 17º Dia Nacional da Construção Social (DNCS), promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon), de 8h às 13h, no Serviço Social da Indústria (Sesi) da rodovia Mário Covas, em Ananindeua. Com o slogan “Minhas escolhas, meu país”, o evento realizado simultaneamente em mais de 30 cidades de todo o Brasil é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), do Sesi e ainda conta com o apoio do Sistema Fiepa.
Como contrapartida do estado, o Pro Paz Cidadania emitiu documentos como Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento, Identidade Jovem (Id Jovem), atendimento jurídico, fotografias 3x4. Também foram realizadas consultas médicas em clínica geral, pediatria e ginecologia, além de testes rápidos de hepatites B e C, vacinas contra o vírus Influenza, febre amarela e tétano – disponibilizados por meio de duas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Outro parceiro do DNCS foi o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que levou à ação recadastramento biométrico e atualização de título eleitoral.
O trabalhador da construção civil Jailson Santos, 21, se deslocou do bairro da Cabanagem com esposa e filho de quatro meses para regularizar documentação e garantir atendimento em saúde. “Eu havia perdido minha certidão em uma mudança e aproveitei a ação para resolver esse problema. Vou aproveitar para colocar em dia a saúde da nossa família, principalmente do nosso bebê”, explicou.
A jovem Sara Santos, 19, que mora no bairro do Una, procurou a ação para também resolver problemas no seu RG, o documento mais procurado nas ações do Pro Paz Cidadania. “Minha identidade ainda era de criança e isso gera alguns problemas em várias áreas, como em escolas e bancos, mas graças ao Pro Paz a população consegue resolver tudo no mesmo dia”, explicou a estudante.
Foi na ação que o pedreiro Elinaldo Barbosa, 33, morador do bairro da Terra Firme, também conseguiu colocar a documentação e saúde em dia. “Vim apenas emitir um novo RG, pois o meu estava danificado, mas também aproveitei para avaliar a saúde. Fui muito bem atendido por uma médica no ônibus da Sespa e já saio daqui com receita médica e encaminhamento de exames”, avaliou o trabalhador da construção civil.
Para Marcelo Gil Castelo Branco, primeiro conselheiro do Sinduscon, a parceria com o Governo do Pará, por meio do Pro Paz, tem sido pontual no atendimento aos trabalhadores do segmento e seus familiares. “Consideramos esse dia um dos mais importantes para o sindicado e a classe trabalhadora. O Pro Paz está conosco há três anos e chegou para somar em vários projetos, a exemplo do realizado nos canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém (RMB), que leva conscientização sobre a temática da violência contra as mulheres”, pontuou.
“Hoje, envolvemos cerca de 40 servidores públicos de diversas entidades governamentais, que se integram à Fundação Pro Paz num trabalho fundamental de garantir cidadania às pessoas que mais precisam na RMB e interior do Pará, a exemplo de Curionópolis, que recebe uma equipe do Cidadania até o próximo dia 21. Neste sábado, chegamos a Serra Pelada, com atendimento no Ginásio Poliesportivo. Nos dias 20 e 21, as pessoas serão recebidas na Escola Municipal José Rodrigues, no município sede”, detalhou Vagno Silva, coordenador do Pro Paz Cidadania.
A Fundação Pro Paz é responsável pela operacionalização das caravanas e conta com a parceria da Secretarias Extraordinária de Municípios Sustentáveis (SEEMS), de Estado de de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Saúde Pública (Sespa), além da Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil e secretarias municipais de assistência social das cidades visitadas.
Nos dias 23 e 24 de agosto, a caravana chegará a São Geraldo do Araguaia ofertando serviços na Escola Pastor Jonas Ribeiro, situada na Rua José Bonifácio. E encerrando o cronograma de agosto, nos dias 30 e 31, o Cidadania atenderá a população de Bom Jesus do Tocantins, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que fica na Travessa Castelo Branco.
O Pro Paz Cidadania surgiu em 2011 para oferecer às populações em situação de vulnerabilidade dos municípios paraenses serviços nas áreas da saúde e cidadania, como emissão de documentos, assistência jurídica e atendimento médico. O programa conta com a adesão de diversos órgãos e secretarias estaduais, além de prefeituras e instituições não governamentais, parceiros fundamentais nas ações, que já chegaram a mais de dois milhões de atendimentos.
Por Nil Muniz
Agencia Pará


Nenhum comentário:

Postar um comentário