Alfarroba é menos calórica que chocolate e benéfica para a saúde
Ela pode ser consumida em pó ou goma e como ingredientes de diferentes receitas, como bolos e mousses

A alfarroba é uma espécie de vagem comestível presente na alfarrobeira, que é uma árvore selvagem nativa do Mediterrâneo. Ela tem coloração marrom escura, com um grão semelhante ao feijão e de sabor naturalmente adocicado.
Como a farinha de alfarroba torrada e moída tem gosto parecido com o do cacau, porém bem mais adocicado, muita gente a utiliza como uma substituta do chocolate.
A nutricionista Haline Dalsgaard, idealizadora do projeto “Saúde no Prato”, explica que, além de ser menos calórica que o chocolate ao leite (alimento com grande quantidade de açúcares e gordura), a alfarroba também é uma boa opção para quem tem restrições ao leite e derivados ou para veganos, já que trata-se de um cereal.
“O sabor e a aparência da alfarroba se assemelham ao chocolate. Não trata-se de sabor idêntico, mas dá para se passar por um, principalmente se houver adição de outros alimentos como: banana, nozes, avelãs, entre outros.”, diz a nutricionista.
Quando comparada ao chocolate 70% cacau, o valor calórico é semelhante. “As maiores diferenças entre eles está na composição dos nutrientes. Na alfarroba, a maior contribuição calórica fica por conta dos carboidratos. Já no caso do chocolate amargo, fica por conta das gorduras.”, explica a profissional.
5 benefícios oferecidos pela alfarroba

O consumo da alfarroba também faz bem à saúde e por isso seu consumo é indicado às pessoas que buscam uma alimentação mais equilibrada e funcional. A nutricionista lista alguns benefícios importantes:
1. Faz bem ao coração: A alfarroba é rica em vitamina B1, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso e coração, além de ajudar no raciocínio.
2. Regula o intestino: é uma excelente fonte de fibras naturais e, por isso, ajuda na composição da flora intestinal, protegendo a saúde do intestino e auxiliando na prevenção da prisão de ventre e no controle da diarreia.
3. Previne o câncer: é rica em antioxidantes e por isso ajuda no combate dos radicais livres e na prevenção de doenças como o câncer e doenças crônico-degenerativas.
4. Reduz a compulsão por doces: pelo seu alto teor de fibras, tem baixo índice glicêmico, o que faz com que não haja pico de produção de energia, que é o grande responsável pela compulsão por doces.
5. Faz bem para a pele: a alfarroba é é fonte de vitamina A e por isso atua ajudando a promover a vitalidade da pele, além de ajudar na visão.
Por não ser fonte de proteínas e não conter glúten, a alfarroba não tem contraindicações. Mas portadores de alergias alimentares devem ficar atentos aos outros alimentos acrescentados no produto utilizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário