segunda-feira, 21 de agosto de 2017

BRASIL

Brasil e Paraguai vivem "momento 

de convergência", diz Temer


 Resultado de imagem para Brasil e Paraguai vivem "momento      de convergência", diz Temer

O presidente Michel Temer (PMDB) ressaltou nesta segunda-feira (21) que Brasil e Paraguai vivem um "momento de convergência de prioridades", em que atuam para "reformar e modernizar suas economias", visando à melhoria da vida da população. As declarações foram dadas durante almoço em homenagem ao presidente do Paraguai, Horacio Cartes, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.Por sua vez, Cartes saudou a sintonia entre Paraguai, Brasil e os demais países do Mercosul em adotar posturas firmes para propor soluções "pacíficas e políticas" para a crise na Venezuela.Temer e Cartes estiveram juntos há cerca de um mês, em Mendoza, na Argentina, na realização da cúpula do Mercosul, quando o Brasil assumiu a presidência do bloco econômico. Agora, o presidente paraguaio faz uma visita de Estado ao Brasil. 

O Mercosul reúne Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.Os mandatos de ambos presidentes expiram em 2018. Recentemente, Cartes anunciou que não investiria para mudar a Constituição e, assim, tentar a reeleição, a fim de contornar uma crise política em evolução no seu país.No discurso durante o brinde, Temer lembrou a importância da hidrelétrica binacional de Itaipu, que une os dois países e, segundo ele, revela-se um modelo de eficiência e integração. Observou que em 2016 a empresa bateu recorde de produção de energia. O presidente brasileiro apontou, ainda, a convergência de interesses dos dois países nas áreas do agronegócio e empresarial, ressaltando a ampliação do comércio bilateral.
O presidente paraguaio destacou os projetos comuns de ampliação de vias terrestres e aeroportos entre os dois países, bem como do comércio bilateral, apontando que milhares de empresários brasileiros escolheram o Paraguai para sediar seus negócios.Os dois chefes de Estado também destacaram a colaboração mútua no combate ao crime organizado na fronteira entre Brasil e Paraguai. Destacaram a expectativa dos países do Mercosul de que, até o fim deste ano, estejam concluídas as tratativas sobre o acordo de comércio com a União Europeia."Num mundo de tendências isolacionistas, nossa resposta é a integração, estamos recuperando o espírito do Mercosul nos abrindo mais para o mundo", disse Temer.Os dois presidentes trocaram honrarias. Cartes foi agraciado com a distinção máxima brasileira que é o Colar da Ordem do Cruzeiro do Sul, enquanto Temer recebeu o Colar do Marechal Francisco Solano Lopéz.

Valor Econômico






Nenhum comentário:

Postar um comentário