quarta-feira, 23 de agosto de 2017

ADEPARÁ


Notícia

 

Adepará

 

Novo sistema vai agilizar o trabalho e gerar economia para produtores rurais

23/08/2017 16:57h
A assinatura do contrato para implantação do novo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec-3), nesta quarta-feira (23), entre a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e a Soluções para Gestão da Informação (SM), marca um importante avanço para os produtores rurais do Estado. Com o novo sistema, o produtor vai ganhar em agilidade e economia ao evitar deslocamentos e menos burocracia na hora de comercializar o rebanho bovino.
Todas as unidades da Adepará estão conectadas ao sistema, que é on-line e parametrizado (com elementos de controle) de informações. Em 2016, foram emitidas mais de 550 Guias de Trânsito Animal Eletrônicas (e-GTAs) por meio do sistema controlado pela Adepará. Apenas para a finalidade de engorda, cerca de 6,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) foram movimentados dentro do Estado, com mais de 180 mil documentos oficiais emitidos.
O diretor geral da Adepará, Luiz Pinto, destacou que mesmo sendo um novo sistema, ele ainda vai continuar exercendo a função de controle sanitário. “Queremos criar a total autonomia do produtor do agronegócio para que ele possa desenvolver o seu trabalho com toda segurança, mas de forma independente. Vamos descentralizar e fazer com que a Adepará possa ter tempo de fazer a sua atividade fim, que é realizar a defesa agropecuária por meio da fiscalização e educação sanitária”, explicou o diretor.
Ainda segundo Luiz Pinto, esse sistema vai tornar a Adepará agência modelo no Brasil. “Isso significa avanço para o Pará e uma conquista para os produtores, pois agora eles poderão emitir a nota fiscal na fazenda deles. Esse sistema vai revolucionar toda a sistemática dos produtores”, completou.
Segundo Sylvio Maggessi, diretor da empresa idealizadora do sistema, o diferencial da nova versão é a forma de operar o sistema. “É um portal de serviços que vai descentralizar o atendimento ao público alvo da defesa agropecuária. Por exemplo, atualmente, quando o produtor quer utilizar o serviço da Adepará, tem que ir até o escritório para fazer cadastro, notificação de vacinação, emissão de Guia de Trânsito Animal, etc. Com o Siapec 3, ele vai poder fazer tudo isso direto pela internet, utilizando um computador convencional ou um smartphone”, ressaltou.
Integração - O contrato tem duração de um ano e prevê a implantação do sistema com novos módulos, como de agrotóxicos, termos, arrecadação, além de funcionar de forma integrada com a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) e a Guia de Trânsito Animal (GTA). “Esperamos dentro de alguns meses ter esse sistema todo configurado e testado. Vamos ter uma equipe de homologação para depois fazer o treinamento e ativar o novo sistema”, disse Luiz Pinto.
A integração da NFA, emitida pela Sefa, à GTA, de responsabilidade da agrodefesa, permite ao produtor emitir, simultaneamente, os documentos fiscais e sanitários utilizados nas operações com gado no Estado, facilitando suas movimentações e comercializações.
Por Inara Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário