quarta-feira, 12 de julho de 2017

SAÚDE DF

Policlínica de Planaltina entra em 

funcionamento


Serviço foi instalado no antigo centro de saúde nº 1, ao lado do hospital regional

Resultado de imagem para centro de saúde nº 1, ao lado do hospital regional PLANALTINA


A primeira Policlínica da região Centro Norte começou a funcionar parcialmente neste mês, das 7h às 18h, e oferece consultas em sete especialidades. A unidade foi instalada no antigo centro de saúde número 1 de Planaltina, ao lado do hospital regional. A previsão é que, até o final agosto, a estrutura esteja em pleno funcionamento, uma vez que os serviços estão sendo abertos gradativamente.

"Essa mudança faz parte de uma série de ações para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. A ideia é oferecer um centro de atendimento ambulatorial especializado, que contará com diversas especialidades e serviços", explicou o superintendente, Ricardo Tavares Mendes.

Até agora, a unidade dispõe de pediatria, pneumopediatria, endocrinologia adulto e pediátrica, geriatria, cardiologia e ginecologia para acompanhar pré-natal de alto risco. A estrutura também deverá ofertar, em breve, cardiologia, neuropediatria e clínica médica.

"O espaço receberá, ainda, o ambulatório de pequenas cirurgias feitas com anestesia local, como extração de unha, retirada de cistos e câncer de pele", informou o diretor de Atenção Primária da Região, Vinicius Paulino. 
O gestor lembra que o acesso aos serviços é feito exclusivamente pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Saúde, que agenda e encaminha os pacientes da rede.
Parte das especialidades (cardiologia, geriatria, endocrinologia adulto e cirurgia ambulatorial) está sendo migrada do ambulatório do Hospital Regional de Planaltina. As demais estavam incluídas nas antigas estruturas dos centros de saúde tradicionais da região Norte. Estas unidades passaram a adotar o modelo Estratégia Saúde da Família (ESF), que consiste em equipes formadas por médicos da família.

A ideia é que as unidades básicas de saúde cuidem da atenção primária com prevenção e tratamento de doenças mais simples e comuns. Já a Policlínica concentrará a atenção secundária com profissionais especializados, enquanto o hospital prestará atendimento de alta complexidade.

Para entrar em funcionamento, a Policlínica reutiliza parte do mobiliário do Centro de Saúde 1, além de equipamentos usados pelas equipes no ambulatório hospitalar. O espaço também foi reorganizado de acordo com as novas atividades.

SAÚDE DA FAMÍLIA – A região Norte possui 34 UBSs. Em decorrência da instalação da Policlínica, as equipes de atenção primária que atuavam no local passarão a atender na Unidade Básica de Saúde 3, que também fica no Setor Tradicional. Eles constituíram quatro equipes de transição - aquelas formadas por profissionais que estão em capacitação para fazer parte da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Com isso, as pessoas que moram na Horta Comunitária e quadras 23, 24, 25 e 26 do Buritis 4, serão atendidas no Centro de Saúde 2 (UBS 2). O Centro de Saúde 3 (UBS 3) será a referência para os residentes na Vila Vicentina e quadras 3, 4, 5 e 6 da Vila Buriti.
Quem reside no Aprodarma, Quintas do Amanhecer 1 e 2, Vale do Sol e Mansões do Amanhecer receberá atendimento no posto de saúde do Santos Dumont (UBS 9).

Fonte:Secretaria de Saúde do DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário