Depressão na terceira idade é tema de programa exibido na TV Assembleia
O Programa Você Mais Saudável, que está sendo exibido na TV Assembleia neste mês de julho, aborda o tema “Depressão na terceira idade”. A apresentadora Ketley Dias foi até o Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) e ao Centro de Convivência de Idosos – Norte Ferroviário (CCI), para conhecer os aspectos médicos e ouvir histórias de superação de quem já passou pela doença.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 20% (vinte por cento) da população idosa brasileira é acometida pela depressão, e o HDS possui uma equipe multiprofissional dedicada a atender esse público específico e ajudá-lo a superar a depressão, assim como outras doenças.
O atendimento psicológico trata de luto pelas perdas, perdas profissionais, casamento dos filhos e a saída deles de casa, isolamento social, entre outros. A psicóloga do programa, Keila Mota, conta a dificuldade em diagnosticar um idoso com depressão. “Muitas vezes é considerado algo normal, porque acham que o idoso quase não sai de casa, que o idoso tem que dormir mesmo por suas limitações impostas pela idade, o que na verdade pode muito bem ser os sintomas da depressão”.
A solução, segundo ela seria se reinventar, conhecer outras pessoas, tratamentos em grupo para desmistificar a doença e ver que existem mais pessoas que sofrem do mesmo mal, se ressocializar, e é claro, a presença dos familiares e entes queridos na vida da pessoa.
O geriatra do programa, Ricardo Borges ressalta o fato de a população idosa ser extremamente heterogênea, “existem idosos “jovens”, mas com inúmeras dependências psicológicas e medicamentais, cheias de perdas, sofrimentos e lutos. Enquanto existem idosos, não tão jovens, que conseguiram passar por um envelhecimento bem mais tranquilo, uma história de vida estável, etc. Então identificar os sintomas numa população tão heterogênea nem sempre é simples”.
Segundo o geriatra, nos últimos anos a taxa de natalidade caiu, enquanto a taxa de longevidade aumentou o que causou um número crescente na população idosa, aumento de doenças crônicas e consequentemente mais pessoas suscetíveis a depressão.
Seja qual for o profissional, todos são unanimes em uma coisa, a movimentação, a pratica de exercícios físicos, alimentação saudável e socialização são imprescindíveis para tratar ou evitar inúmeras doenças, incluindo a depressão. A respeito dessa movimentação, a Elvia Coelho, psicóloga do CCI do setor Norte Ferroviário fala das inúmeras atividades realizadas no Centro, segundo ela, é possível recuperar a socialização, além de trabalhar corpo e mente.
No Centro há um trabalho de recuperação da competência profissional, elevando a auto estima de mais de 400 idosos. Lá eles trabalham a convivência com o mundo digital, aulas de idiomas, ganhando sentido de conhecimento e valorização.
Elvia chama atenção em como as práticas podem diminuir a dosagem de medicamentos, idas ao psiquiatra. Vários idosos salientam também, a melhora “aqui é muito bom, a gente aprende muita coisa. Eu estava com depressão na época que cheguei aqui, hoje levanto feliz para vir” conta uma idosa participante.
A dona Ediuza que também participa conta que antes era professora de inglês e aprendeu a ensinar o que sabe aos colegas do Centro, agora ensina e aprende também, “estou aprendendo computação, espanhol... rejuvenesci”.
Enquanto o José conta o quanto esse apoio o completou, “eu sempre gostei de exercício e quando cheguei no Centro, as atividades daqui me completaram. Aqui aprendemos a exercitar o corpo e a mente, isso melhora tudo, tudo melhora. A gente fica de bem com a vida”, conclui.
Confira o programa completo no canal 8 da Net, TV aberta 61.2 e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv
Nenhum comentário:
Postar um comentário