quinta-feira, 27 de julho de 2017

AGRONEGOCIO



Espécie de abacaxi plantado no ES é três vezes mais lucrativo


Novo tipo da fruta desenvolvido no Espírito Santo também é mais resistente. O lucro chega a ser 274% maior ao obtido com o cultivo de outros tipos.


Por Patrik Camporez, A Gazeta


Abacaxi Vitória: frutos maduros de maior qualidade (Foto: Leo Junior/ Incaper)

Abacaxi Vitória: frutos maduros de maior qualidade (Foto: Leo Junior/ Incaper)



Oetor agrícola do Espírito Santo ganhou mais um aliado na diversificação da renda nas propriedades. Trata-se do abacaxi Vitória, uma espécie que tem apresentado alta produtividade quando comparada às demais variedades cultivadas no estado.

O lucro com o Vitória chega a ser 274% superior ao obtido com o cultivo do tipo Pérola, por exemplo, segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper). Cultivada em fileira dupla, a planta também alcançou lucro 251% superior ao do cultivo do Smooth Cayenne.
Segundo o responsável pelas pesquisas no Incaper, José Aires Ventura, a fruta se mostrou resistente a pragas como a fusariose (principal doença do abacaxi), além de ter apresentado “ótima” aceitação comercial para o consumo in natura e para a agroindústria. O abacaxi Vitória tem formato cilíndrico, casca amarela (na maturação) e pesa em torno de 1,5 kg.

O setor

No Espírito Santo, o abacaxi geralmente é cultivado em pequenas propriedades rurais, com áreas que têm entre 1 e 5 hectares, empregando principalmente a mão de obra familiar.
Dados do IBGE mostram que há, no Espírito Santo, cerca de 3 mil hectares da fruta. O Incaper, entretanto, aponta um grande gargalo no setor.
“Falta muda da espécie Vitória. Quem tem não quer vender e quem vende cobra muito caro. Uma muda de custa de R$ 0,80 a R$ 1,20, sendo que precisa de 22 mil plantas para preencher um hectare”, destaca Aires.
Por outro lado, quem consegue produzir a fruta tem obtido ótimos lucros e venda rápida, ressalta o pesquisador. “A venda dele é direta. Esgota muito rápido. Por isso, há a necessidade de haver alguma política pública de fomento de muda”.
De acordo com Aires, as pesquisas do Incaper já viabilizaram a expansão do abacaxi Vitória para 32 municípios do estado. Eles foram contemplados com o fomento de 1,7 milhão de mudas. “No entanto, um fator limitante continua sendo a falta de disponibilidade de mudas para os produtores rurais que desejam ampliar as suas lavouras”, reforça Aires.


Nenhum comentário:

Postar um comentário