Prefeitura de Marabá espera nível de rio subir para construir abrigos
Nível do rio Tocantins já alcançou 9,30 metros e águas invadem casas.
Famílias que moram no bairro da Velha Marabá resistem em deixar moradias
O nível do rio Tocantins já começa a subir invadindo as casas dos moradores da cidade de Marabá, no sudeste do Pará. Porém, a Prefeitura do município afirma que devido à contenção de gastos, irá construir abrigos para as famílias desalojadas apenas se o nível do rio subir mais de 10 metros.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 500 famílias vivem em áreas com risco de alagamento, e quando as águas chegarem a 10 metros acima da média, elas precisarão abandonar as casas, mas ainda não terão nenhum espaço em que possam se abrigar, já que a Prefeitura não iniciou a construção dos espaços.
"Hoje nós não estamos com nenhum abrigo feito, diferente de anos anteriores, mas caso precise uma força-tarefa, nós vamos confeccionar todos esses abrigos com todas as exigências que têm que ser feitas", explicou Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil de Marabá.
Segundo a Defesa Civil, o nível do rio já alcançou 9,30 metros, inundando as áreas mais baixas da cidade, como no bairro Velha Marabá. Muitos moradores resistem em deixar os imóveis e têm usado uma canoa para conseguirem sair de casa.
O barqueiro Luiz Pinto é morador da Vila Canaã, um dos locais alagados, e afirma, mesmo com a água dentro do imóvel, que não pensa em sair do lugar.
"Aqui está melhor para mim, eu trabalho aqui", explica.
A residência da dona de casa Sônia Ribeiro também é afetada pelas cheias, mas mesmo assim, ela se nega a deixar a moradia.
"Não tem necessidade porque a água está ainda um pouco longe né? Aí a gente fica resistindo", afirma.
FONTE: G1 PARÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário