Quase 1.200 pessoas foram vítimas de roubo ou furto de veículos no PA
Dados da Secretaria de Segurança Pública são referentes ao ano de 2016.
Além de furtar pertences de dentro do carro, criminosos levam até os pneus.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) apontam que no ano passado quase 1.200 pessoas foram vítimas de roubo ou furto de veículos. Desse total, cerca de 600 casos aconteceram em Belém.
De janeiro a outubro de 2016 foram registrados 1.199 casos de roubos a veículos, 61 a mais que o registrado em 2015, quando houve 1.138 casos. Na capital paraense esse número teria diminuído 5% e seriam 587 casos em 2016, contra 620 registrados em 2015.
Os casos mais registrados são de furtos a veículos, envolvendo roubo de pertences pessoais que estavam dentro do carro, como bolsas, celulares e equipamentos eletrônicos.
“Pelo que a gente tem visto, as áreas são com pouca luminosidade, com pouca circulação de pessoas, o horário é de madrugada, então ocorre nesses locais esse tipo de delito”, afirmou o delegado Newton Nogueira.
Além do roubo de pertences, uma nova modalidade do crime é o roubo dos pneus do carro. Quem não tem garagem e precisa deixar o carro estacionado na rua, fica mais vulnerável aos bandidos.
Ao sair do trabalho e se aproximar do veículo estacionado, a proprietária se deparou com uma cena inusitada. “De manhã eu saí para trabalhar quando me deparei com o carro sem as duas rodas. Foi um baita susto! A gente não imagina”, conta a vítima, que não quis ser identificada.
O furto dos pneus aconteceu na rua Roberto Camelier, no bairro do Jurunas. Segundo a vítima, os criminosos agiram de madrugada. Eles aproveitaram que a rua estava tranquila e sem movimentação.
Segundo os moradores, essa prática criminosa é comum na área. “Todo mundo fala que tá bem frequente essa situação de roubarem carro. Eu fui saber com os vizinhos e, realmente, já estão acostumados a fazer isso”, disse ainda a vítima, que informou que vai se mudar do bairro.
FONTE: G1 PARÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário