sábado, 3 de setembro de 2016

MUNDO

Após atingir a Flórida, furacão Hermine perde força e vira tempestade

Morador de rua morreu por queda de árvore na Flórida.
235 mil pessoas ficaram sem eletricidade no estado.


O furacão Hermine, o primeiro a atingir a Flórida em mais de uma década, perdeu força e se transformou em tempestade tropical enquanto avança em direção aos estados da Georgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte. Seu olho deve sair em direção ao Atlântico na tarde deste sábado (3).

No entanto, o Centro Nacional de Furacões advertiu que o Hermine retomaria a força de um furacão al alcançar o Oceano Atlântico. Por isso, pode afetar as zonas costeiras do norte do país, como Connecticut e Rhode Island.

“Todos da costa leste devem ficar muito atentos neste final de semana”, alertou Dennis Feltgen, porta-voz do Centro Nacional de Furacões.

O furacão Hermine deixou um morto e 235 mil pessoas sem eletricidade na Flórida. A vítima fatal era um morador de rua que foi atingido por uma árvore no condado de Marion.

Hermine tocou terra como furacão de categoria um à 1h30 local (2h30 de Brasília) desta sexta-feira perto de St. Marks, ao sul de Tallahassee, capital da Flórida. A Flórida agora lida com as inundações e a queda de árvores, galhos, postes de luz e escombros.
Homem com seu filho no colo vê funcionários removendo árvores derrubadas pelo furacão Hermine em Tallahassee, na Flórida (Foto: REUTERS/Phil Sears)Homem com seu filho no colo vê funcionários removendo árvores derrubadas pelo furacão Hermine em Tallahassee, na Flórida (Foto: REUTERS/Phil Sears)
Em Carrabelle, a ressaca do mar deixou as docas debaixo d'água e inundou as casas da costa. Imagens de vídeo mostravam fortes ondas, ventos em todas as direções e explosões de postes de eletricidade. Hermine deixou entre 12 e 25 cm de chuvas, com mais de 38 cm em zonas pontuais.
Segundo o boletim de sexta das 21h GMT (18h de Brasília) do Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, Hermine estava 50 km ao noroeste de Charleston, na Carolina do Sul, e se deslocava para o nordeste a 31 km/h, com ventos máximos sustentados de 85 km/h.
O NHC estendeu sua advertência de tempestade tropical para o norte, até Delaware e Nova Jersey, e eliminou os alertas na Flórida e na Geórgia.

É o primeiro furacão a atingir a Flórida em 11 anos, depois de Wilma, em 2005. O último que tocou terra nos Estados Unidos foi Arthur em 2014, na Carolina do Norte.
Hermine é o quarto furacão da temporada de tempestades no Atlântico - que vai de 1º de junho a 30 de novembro - depois de Alex, Earl e Gastón.
Americanos caminham por rua destruída pela passagem do furacão Hermine nesta sexta-feira (2) em Alligator Point, na Flórida (Foto: Andrew Wardlow/News Herald via AP)Americanos caminham por rua destruída pela passagem do furacão Hermine nesta sexta-feira (2) em Alligator Point, na Flórida (Foto: Andrew Wardlow/News Herald via AP)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário