sexta-feira, 2 de setembro de 2016

MUNDO

Congresso da Espanha volta a rejeitar reeleição de Rajoy

Se presidente de governo não for eleito até outubro, haverá novas eleições.
Espanhóis foram às urnas em dezembro de 2015 e em junho passado.


Mariano Rajoy durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (22) (Foto: REUTERS/Juan Medina)Mariano Rajoy em imagem de arquivo (Foto: REUTERS/Juan Medina)
O Parlamento da Espanha rejeito nesta sexta-feira (2) em segunda votação a reeleição do presidente interino do Governo Mariana Rajoy, prolongando mais uma vez o impasse político espanhol que dura mais de oito meses.

Na votação desta sexta, Rajoy recebeu 170 votos a favor e 180 contra, em um total de 350, a mesma proporção que ocorreu na primeira votação feita na última quarta. Os deputados que o apoiaram são do seu Partido Popular (PP, direita), Ciudadanos e Coalizão Canária. Os socialistas, a aliança contrária à austeridade Unidos Podemos e partidos regionais do País Basco e da Catalunha votaram contra.

Agora os partidos têm dois meses para negociara formação de um governo ou serão convocadas novas eleições, que seriam as terceiras deste ano. Segundo o jornal "El País", se um novo presidente de governo não for eleito até o dia 31 de outubro, as eleições serão convocadas para o dia 25 de dezembro, ou 18 de dezembro, caso os partidos consigam modificar a lei eleitoral, para encurtar a campanha.

O PP e o Ciudadanos assinaram no último domingo, após mais de uma semana de intensas negociações, um acordo que dá a Rajoy os 32 votos do pequeno partido liberal na votação de candidatura que ocorrerá na quarta-feira no Congresso espanhol.
De toda forma, o líder conservador continua sem contar com o apoio necessário para ter sucesso, o que anuncia a continuação do bloqueio político de mais de oito meses na Espanha após duas eleições legislativas, em dezembro de 2015 e em junho passado.
Fonte: G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário