Justiça americana pede US$ 90 bi da Volkswagen por escândalo de emissões
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos processou a Volkswagen e pediu até US$ 90 bilhões, alegando a violação de legislação ambiental, um valor cinco vezes a estimativa inicial de reguladores e um lembrete dos problemas da montadora quase quatro meses após o estouro de seu escândalo de emissão de poluentes.
As ações da Volkswagen chegaram a cair 6% para uma mínima em seis semanas nos primeiros negócios desta terça-feira (5).
Embora tais processos norte-americanos sejam tipicamente encerrados por uma fração da penalidade máxima teórica, analistas afirmam que o valor da ação significa que a Volkswagen pode enfrentar uma conta maior do que o previsto anteriormente.
"O anúncio serve como um lembrete das questões ainda não resolvidas da Volkswagen ligadas às emissões", escreveram analistas do Goldman Sachs em nota, mantendo sua recomendação de "venda" para o papel.
O processo civil, anunciado na segunda-feira, reflete o crescente número de acusações contra a empresa desde que a montadora alemã admitiu em setembro ter instalado equipamentos para fraudar testes de emissões em diversos modelos de veículos a diesel.
Fonte: Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário