A operação
"Cartão Vermelho" comandada pelas polícias de Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná segue a todo o vapor no objetivo de prender torcedores envolvidos na briga entre vascaínos e atleticanos, no último dia 8, em Joinville. Na noite de sexta-feira, o cruzmaltino Phillipe Martelletti Sampaio foi detido e encaminhado à delegacia da Taquara.
Membro da organizada Força Jovem do Vasco, ele é o 21º torcedor preso na operação e será transferido para a cidade catarinense, local base da investigação. O mesmo também esteve envolvido na briga entre vascaínos e corintianos em Brasília. A Polícia não confirma o número, mas trabalha com pelo menos dez foragidos da Justiça, quase todos torcedores do clube carioca.
"Estamos tomando conhecimento da prisão deste torcedor hoje [sábado]. É mais um objetivo cumprido e vamos seguir a operação até que todos sejam detidos. Não vamos dar descanso", afirmou o delegado regional de Joinville, Dirceu Silveira.
Entre os 21 detidos estão William Batista, torcedor do Atlético-PR, último a deixar o hospital em razão de traumatismo craniano, além do ex-vereador de Curitiba Juliano Borghetti (PR). Ele se licenciou do cargo recentemente ao alegar "razões pessoais" após a repercussão do caso.
Os brigões foram identificados por meio de fotos e imagens de TV durante o confronto. Todos os presos respondem por dano ao patrimônio público, incitação à violência e associação criminosa. Alguns também serão acusados por tentativa de homicídio.
Leone Mendes da Silva, 23 anos, Jonathan Santos, 29, e Arthur Barcelos de Lima Ferreira, 26, já haviam sido detidos em flagrante logo após o episódio de violência, ainda em Santa Catarina. O trio, inclusive, teve a liberdade provisória negadapela Justiça na última quarta-feira.
Clubes punidos no STJD
O caso também resultou na punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) aos clubes envolvidos na briga generalizada. Atlético-PR e Vasco foram multados e perderam, respectivamente, 12 e 8 mandos de campo na temporada de 2014. Nos dois casos, as equipes farão a metade das partidas com portões fechados.
O Atlético-PR foi multado em R$ 120 mil, enquanto o Vasco punido com R$ 80 mil. Os dois clubes já confirmaram que irão recorrer da decisão e um novo julgamento já está marcado para o dia 27 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário