domingo, 8 de dezembro de 2013

Mostra de imagens conta a história das regiões administrativas do DF

Exposição, em cartaz na Câmara Legislativa do DF, faz parte do projeto  "Cidades & Memória"


Prédio da Câmara Legislativa sedia a mostra, que ficará em cartaz até fevereiro: visitação aberta de segunda a sexta, das 8h às 19hSilvio Abdon / CLDF
A Câmara Legislativa inaugurou uma mostra de imagens históricas das regiões administrativas do Distrito Federal, em parceria com o ArPDF (Arquivo Público do DF). A exposição faz parte do projeto "Cidades & Memória", que tem por objetivo divulgar a história das ocupações urbanas no DF. Aberta gratuitamente ao público, a mostra pode ser visitada na Galeria do Espelho d'Água da Câmara Legislativa do DF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, até o início de fevereiro.

Na solenidade de lançamento do projeto, na sexta-feira (6), o presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT), ressaltou a importância do resgate da memória local.
— As histórias das nossas cidades estão se perdendo por falta de divulgação e interesse. É preciso relembrar a luta dos pioneiros que levantaram toda essa beleza de Niemeyer e é fundamental que as escolas estejam envolvidas.
O superintendente do ArPDF e curador da mostra inaugural do projeto, Gustavo Chauvet, lembrou várias histórias das cidades e defendeu o estudo da história local nas escolas da rede pública.
— Por que ensinamos sobre os quilombos da Bahia quando poderíamos estudar os quilombos da nossa região? Os estudantes aprendem sobre a pré-história das cavernas francesas, quando temos sítios arqueológicos de mais de 7 mil anos no Gama e em Formosa. Nada é ensinado sobre as ocupações das áreas de Taguatinga ou do Paranoá.
Segundo Chauvet, o Arquivo Público vem abrindo seu acervo para divulgação.
— São 4 milhões de documentos e mais de um milhão de fotos. Vamos publicar tudo na Internet.

Estudantes da regional de ensino do Cruzeiro participaram da solenidade de lançamento do projeto e conferiram a mostra, que deve receber a visita de alunos de escolas de várias regiões administrativas do DF até fevereiro - já que um dos objetivos da iniciativa é ajudar a levar a discussão sobre o valor da memória, a necessidade de preservação da história e a construção da identidade local para as salas de aula.
FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário