domingo, 15 de dezembro de 2013

Milhares protestam na Ucrânia contra acordo de união com Rússia

Representante da UE disse que trabalho para acordo estão 'suspensos'.
Presidente do país viaja a Moscou na terça por acordos comerciais.


Após a suspensão dos trabalhos para estabelecer um acordo de associação entre a União Europeia e a Ucrânia, milhares se reuniram neste domingo (15) contra o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, na Praça da Independência, em Kiev.
Raios laser são projetados sobre manifestantes a favor do acordo com a União Europeia na Praça da Independência em Kiev, neste domingo (15). (Foto: Dmitry Lovetsky/AP Photo)Raios laser são projetados sobre manifestantes a favor do acordo com a União Europeia na Praça da Independência em Kiev, neste domingo (15). (Foto: Dmitry Lovetsky/AP Photo)
O presidente viaja dentro de poucos dias para uma reunião no Kremlin, mas líderes da oposição disseram para ele não se preocupar em voltar se "vender" a Ucrânia.
Um representante da União Europeia disse no Twitter que ele havia dito à Ucrânia que estava suspendendo o trabalho em um comércio e acordo político, que deveria ter sido assinado há duas semanas, dizendo que os argumentos de Kiev para melhorar as condições "não tinham fundamento na realidade".
As palavras de Fuele sugeriram que a União Europeia perdeu a paciência com as demandas de Kiev para a ajuda financeira e estava irritado com a maneira que o bloco estava sendo forçado a participar de uma "guerra de lances" com a Rússia sobre a Ucrânia.
O foco agora estava em uma visita que o presidente da Ucrânia deverá fazer a Moscou na próxima terça para amarrar acordos comerciais com o Kremlin com o objetivo de ajudar a economia ucraniana.
Em particular, alguns temem que ele pode dar os primeiros passos no sentido de aderir a uma união aduaneira liderada por Moscou, juntamente com Belarus e Cazaquistão, que eles vêem como uma tentativa de Putin para recriar a União Soviética.
FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário