sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Imagem inline 1
Brasília recebe Portugal na 1ª fase em 2014

Além dos irmãos lusitanos, no gramado do Mané Garrincha também vão pisar as seleções da Colômbia, Equador, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Suíça

Brasília, 6 de dezembro de 2013 – O mundo conheceu na tarde desta sexta-feira (06/12) a formação dos grupos com as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2014™. Com isso, os brasilienses também já sabem quais as oito equipes que virão a Brasília para jogar no Estádio Mané Garrincha, na 1ª fase do Mundial.

Além da Seleção Brasileira, a capital do país receberá duas equipes sul-americanas, três africanas e duas europeias. São elas: Colômbia, Equador, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Suíça e Portugal. As partidas serão realizadas entre os dias 15 e 26 de junho.

Veja os confrontos:

Imagem inline 1

Conheça as seleções que jogarão no Mané Garrincha: 

Imagem inline 2

BRASIL
Único a disputar todas as 19 Copas do Mundo da FIFA™ desde 1930, o Brasil é o maior campeão da história com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e, agora, sedia a 20ª edição do Mundial. A Seleção Brasileira enfrenta Camarões no último jogo da 1ª fase, aqui no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Devem voltar ao estádio craques como o goleiro Júlio César e a dupla de atacantes Fred e Neymar, que fizeram a felicidade da torcida na abertura da Copa das Confederações da FIFA™ 2013, contra o Japão (3x0), e no amistoso contra a Austrália (6x0), em setembro.

O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking da FIFA, em outubro. A melhor campanha em Mundiais foi em 2002, no Japão e Coreia do Sul. Foram 7 jogos e 7 vitórias. Agora, com Felipão de volta ao comando, a equipe tem uma enorme pressão por jogar em casa e tentar amenizar as dores do Maracanazo, em 1950, quando o time canarinho perdeu na final para o Uruguai por 2x1.

O retrospecto da seleção em 2013 é favorável. Além de conquistar o título da Copa das Confederações da FIFA™, o time disputou 10 amistosos: 4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Fred é o artilheiro, com 4 gols. Nos últimos três confrontos, o Brasil venceu Zâmbia (2x0), Honduras (5x0) e Chile (2x1).


Imagem inline 3

COLÔMBIA
Vizinho do Brasil, o país já participou de quatro Copas do Mundo, em 1962, 1990, 1994, 1998. Em Mundiais, a melhor colocação foi o 14º lugar em 1962, no Chile. O título mais importante do futebol colombiano é a Copa América de 2001, disputada no próprio país. Obteve também um vice-campeonato em 1975, três terceiros lugares em 1987, 1993, 1995 e um quarto lugar em 2004.

Com as cores amarelo, azul e vermelho na bandeira, Los Cafeteros são conhecidos pelo futebol de raça. O jogador com mais jogos pela Seleção Colombiana é o atacante Carlos Valderrama, que atuou em 111 partidas entre 1985 e 1998 e marcou 11 vezes no placar.

Para a Copa do Mundo da FIFA™ 2014, o craque mais temido é o atacante Radamel Falcao García, o Falcao, um dos grandes responsáveis pela ascensão da equipe sul-americana nos últimos tempos.

O técnico José Pekerman substituiu Leonel Álvarez no começo das Eliminatórias Sul-Americanas e levou a equipe a uma conquista inédita: a segunda colocação. Foram 16 jogos, sendo 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. A Colômbia é o 4º colocado no ranking da FIFA (outubro).


Imagem inline 4

EQUADOR
A equipe vem evoluindo nos últimos anos e disputou as Copas do Mundo da FIFA™ de 2002 (Japão e Coreia do Sul) e 2006 (Alemanha). A melhor colocação em um Mundial foi em 2006, quando conquistou o 12º lugar. Atualmente é considerada a 22º melhor seleção do mundo pelo ranking da FIFA (outubro).

Durante as Eliminatórias Sul-Americanas, os equatorianos ficaram invictos na altitude de Quito, mas tiveram uma campanha irregular quando jogaram como visitantes. A equipe, comandada por Reinaldo Rueta, ficou com a quarta e última vaga, deixando o Uruguai na repescagem.

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, o Equador chegou pela primeira vez à final do torneio e surpreendeu. Na primeira fase, um empate e duas vitórias, sendo uma contra o Brasil, que foi eliminado da competição. Na semifinal, venceu o "Clássico Andino" contra a Bolívia. Na grande final, venceu a Jamaica, de virada, por 2x1 e ficou com a medalha de ouro, de forma invicta.

A melhor colocação em uma Copa América de 1993, disputada no próprio país, quando foi quarto lugar, e também ficou com um quarto lugar no Sul-Americano de 1959.


Imagem inline 5

CAMARÕES
É uma das melhores seleções da África, com reconhecimento internacional. Muitos dos camaroneses estão espalhados por times da Europa. Nas participações da Copa do Mundo FIFA™, o melhor resultado foi o 7º lugar, em 1990, na Itália, quando surpreendeu e encantou, principalmente com o craque, Roger Milla que, aos 38 anos, roubou a cena.

Considerada a 59º melhor seleção do mundo pelo ranking da FIFA (outubro), o maior título do futebol camaronês foi a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney. Nos Jogos Pan-Africanos, conquistou quatro medalhas de ouro em 1991, 1999, 2003, 2007.

Na Copa das Confederações da FIFA™, em 2003, conquistou o 2º lugar, além de vencer por quatro vezes a Copa das Nações Africanas, em 1984, 1988, 2000 e 2002.


Imagem inline 6

COSTA DO MARFIM
Famosos pelo ritmo na dança, os marfinenses, assim como o Brasil, têm o futebol como esporte preferido. A Costa do Marfim se classificou para as Copas do Mundo da FIFA™ de 2006 e 2010 e, no próximo ano, disputará o terceiro Mundial consecutivo.

Dirigida pelo técnico francês Sabri Lamouchi, a seleção africana tem como maior força a dupla de atacantes Didier Drogba e Salomon Kalou, que promete dar trabalho para a defesa de Colômbia, Grécia e Japão.

O apelido da Seleção, The Elephants, faz referência aos elefantes, animais sagrados para a cultura local. O clima tropical é uma das marcas do país, que tem como idioma predominante o francês, falado por cerca de 80% da população.

A Costa do Marfim é a 17ª colocada no ranking da FIFA (outubro) e, durante as Eliminatórias Africanas, disputou 8 jogos e não perdeu nenhuma. Foram 5 vitórias e 3 empates.


Imagem inline 7

GANA
Considerada uma das maiores potências da África no futebol, Gana chega à terceira edição consecutiva da Copa do Mundo da FIFA™. Em 2006, disputou com a Seleção Brasileira as oitavas de final em Dortmund (Alemanha), quando foi goleada por 3x0.

Em 2010, Gana chegou às quartas de final, mas perderam para o Uruguai após uma disputa emocionante nos pênaltis. Os ganeses, assim como os brasileiros, têm um pentacampeonato para estampar no escudo: ganharam as cinco Copas da África Ocidental, de 1982 a 1987, sem perder um jogo sequer.

A ligação com o Brasil não para por aí. O maior futebolista da história de Gana, Abedi Ayew, é conhecido por lá como “Abedi Pelé”. Apesar de nunca ter disputado um Mundial, o Pelé de Gana fez carreira em clubes franceses como Lille e Olympique de Marseille.

Gana ocupa um modesto 23º lugar no ranking da FIFA (outubro). Durante as Eliminatórias Africanas, a equipe não teve muitos problemas e não perdeu nenhuma partida. Jogou 7 vezes, venceu quatro e empatou três vezes.


Imagem inline 8

SUÍÇA
Invicta nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2014™, a Suíça tem jogadores famosos que atuam nos campeonatos nacionais europeus. Entre eles, o lateral-direito Lichsteiner, da Juventus (Itália), e o meia Berhami, do Napoli (Itália).

No comando da seleção, está o alemão Ottmar Hitzfeld, com dois títulos na Liga dos Campeões da UEFA (principal competição de clubes do continente) e sete Campeonatos Alemães no currículo. Em agosto, os suíços, na sétima colocada no ranking da FIFA (outubro), venceram o Brasil por 1x0, com gol contra de Daniel Alves, em amistoso na Basileia.

Em 1954, o país sediou a quinta edição do Mundial, quando a Alemanha Oriental erguer a taça. Por três vezes, o time chegou às quartas de final (1934, 1938 e 1954). No Mundial de 2010 na África do Sul, no entanto, não passou da 1ª fase.

Na Suíça, ficam as sedes da FIFA (Zurique), do Comitê Olímpico Internacional (Lausanne) e da União das Federações Europeias de Futebol (Nyon). O país concentra, portanto, o centro do poder desportivo do mundo e abriga ainda a segunda maior sede da Organização das Nações Unidas (ONU).


Imagem inline 9

PORTUGAL
Quando se fala em Portugal, hoje, se fala quase que exclusivamente do atacante do Real Madri Cristiano Ronaldo, que está em boa fase e, com certeza, é um dos candidatos a craque do Mundial. Os portugueses já disputaram 6 Copas do Mundo da FIFA™ e nunca chegaram a uma final.

O melhor desempenho foi em 1966, na Inglaterra. A equipe, comandada por Eusébio, venceu a União Soviética por 2x1 e ficou em terceiro lugar. Em 2006, na Alemanha, comandado por Felipão, Portugal terminou em quarto lugar ao perder para os donos-da-casa por 3x1.

Pelo ranking de outubro da FIFA, Portugal ocupa a 14ª colocação. Durante as Eliminatórias europeias, os portugueses passaram sufoco, apesar de 8 vitórias, 3 empates e 1 derrota, em 12 jogos.

Eles foram para a repescagem e conquistaram uma heroica classificação em Estocolmo, enfrentando os suecos. A partida acabou 3 x 2, com três gols de Cristiano Ronaldo. No primeiro jogo entre as duas equipes, em Lisboa, Portugal também venceu: 1x0, com gol, claro, de Cristiano Ronaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário