sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Violência Policial

Investigações de violência policial sobem 600%


O número de sindicâncias abertas pela Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal para investigar casos de violência arbitrária praticada por policiais subiu 600% na comparação entre os dez primeiros meses de 2013 com o mesmo período do ano passado. Em 2012, apenas quatro casos foram investigados entre janeiro e outubro. Neste ano, já são 28. Os dados foram obtidos pelo por meio da Lei de Acesso à Informação.

Para o tenente Vanderlei da Rocha, do Departamento de Controle e Correição da PMDF, as manifestações são a principal causa do aumento. "Com os protestos, o número de denúncias de violência policial aumentou. Por isso estamos com mais sindicâncias", resume. ...

Um dos casos que está sendo investigado, por exemplo, é o do capitão Bruno Rocha, do Batalhão de Policiamento de Choque. No dia 7 de setembro passado, foi divulgado um vídeo na Internet no qual o policial militar afirma ter atingido manifestantes com spray de pimenta "porque quis".

Por outro lado, quando se é analisado outros tipos de condutas irregulares, o número total de sindicâncias instauradas na PM caiu na comparação com o ano passado, de 1.054 para 1.029 registros. O número de investigações relacionadas a abuso de autoridade se manteve iguai ao de 2012: 39 casos.
Fonte: BLOG DO SOMBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário