sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Tubulação de esgoto estoura novamente e Elmo Serejo é 100% interditada

Previsão para conclusão de obras da pista é de 20 dias


Por conta de riscos de desabamento, avenida foi totalmente bloqueada. Detran orienta motoristas a buscarem rotas alternativasReprodução / TV Record Brasília
A avenida Elmo Serejo, uma das mais movimentadas de Taguatinga (DF), precisou ser totalmente interditada na noite desta quinta-feira (28) porque a tubulação de esgoto que abriu uma cratera às margens da pista na última segunda-feira (25) estourou novamente e há riscos de desabamentos. 

Na manhã desta sexta-feira (29), o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) enviou agentes para ajudar a controlar o trânsito. 

O coordenador de trânsito do departamento, Cléber Manoel Batista, explicou que para facilitar o tráfego, a pista no sentido Plano Piloto - Taguatinga foi invertida e deverá ficar assim pelo menos até as 16h.

— Estamos estudando com os demais órgãos envolvidos, como Caesb, Novacap e Defesa Civil, a melhor maneira de reduzir todo esse transtorno para a população.
Inicialmente, o departamento havia interditado apenas uma parte da via, porque a erosão no aterro da pista sul, na altura do Córrego Cortado, coloca em risco a estrutura e sustentação da estrada. Agora, a interdição é completa.

Com o terreno estabilizado, as equipes partirão para a estruturação do talude (lateral da parede erodida), com a implantação de estacas de concreto ao longo de toda a margem do terreno, de forma a dar sustentação definitiva e evitar qualquer novo processo erosivo.

Batista esclareceu que nas próximas duas ou três semanas os motoristas devem evitar a Elmo Serejo e procurar rotas alternativas, como  por exemplo, as vias Hélio Prates, QNL e BR-070, principalmente no período da manhã.

— O tempo dos semáforos nestas pistas será alterado para beneficiar os condutores e otimizar o trânsito.

Após o primeiro estouro do encanamento, a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) iniciou os trabalhos de estabilização do terreno e recuperação da pista, com prazo para conclusão das obras em 20 dias. 

A companhia ressaltou que todo o trabalho realizado possui a licença ambiental necessária e será acompanhado por engenheiros e técnicos do Ibram (Instituto Brasília Ambiental). Quanto aos impactos ao trânsito, os agentes do Detran acompanharão as operações e farão a devida sinalização para os motoristas.

Ao final, a Novacap vai recuperar toda a área de vegetação ao redor da obra. Essa segunda etapa do trabalho deve ser concluída nos próximos 90 dias
Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Sergio Bezerra, o local apresenta risco aparente de desabamento devido o rompimento do duto de água. Caso volte a chover forte, a erosão pode aumentar e o risco aumentar consideravelmente.
 FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário