Mané Garrincha será a casa do futebol feminino
Em dezembro, Brasília recebe pela primeira vez um torneio internacional de futebol feminino. Marta, a melhor jogadora do mundo por cinco vezes, é a grande estrela da competição
Brasília, 28 de novembro de 2013 - É a vez de as mulheres conquistarem o campo do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O Torneio Internacional de Futebol Feminino vai ter a participação das seleções do Brasil, Canadá, Chile e Escócia. É a primeira vez que a competição será disputada em Brasília, o que consolida a arena brasiliense como palco de excelência no esporte.
A atacante Marta, do Tyresö, da Suécia, eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA, está confirmada. Os jogos serão realizados entre 12 e 22 de dezembro. As cinco edições anteriores do torneio foram em São Paulo e sempre contaram com grandes destaques do futebol.
A atacante Marta, do Tyresö, da Suécia, eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA, está confirmada. Os jogos serão realizados entre 12 e 22 de dezembro. As cinco edições anteriores do torneio foram em São Paulo e sempre contaram com grandes destaques do futebol.
"Para Brasília, é uma honra sediar esse campeonato. Mais uma vez, a população do Distrito Federal poderá conferir o que há de melhor no futebol mundial, sem sair da cidade", destaca o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro.
Incentivo - A atacante Érika, da Seleção Brasileira, não participará do torneio devido a uma contusão, mas elogia a iniciativa. Para ela, a migração do campeonato é importante para promover o futebol feminino em outras regiões do país. "É extremamente positivo para a modalidade. Teremos outro público, pessoas que não conhecem o nosso time e poderão vibrar com a nossa Seleção", exalta.
A estrutura do Estádio Nacional de Brasília encantou os parceiros do evento. "A arena é maravilhosa, a visão é muito ampla. Não existe assento ruim nessa arquibancada, né"?, comentou a ex-jogadora da Seleção Brasileira e coordenadora de Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Michael Jackson, também presente ao lançamento do torneio, durante coletiva de imprensa, ontem, no próprio estádio.
A carioca, que hoje reside no DF, acredita que o torneio no Mané Garrincha servirá de espelho para uma nova geração de atletas. "É preciso que as meninas vejam nossas jogadoras em uma arena dessa magnitude. Elas precisam saber que isso existe, e saber onde elas podem chegar", pontua.
O incentivo à modalidade é uma preocupação reafirmada por todas as entidades envolvidas no torneio."É preciso que o futebol feminino deixe de ser o patinho feio, e Brasília pode se tornar um dos centros para essas jogadoras", sentenciou o secretário de Futebol do Ministério do Esporte, Antônio Nascimento.
Calendário - A disputa será em quatro rodadas, com dois jogos em cada dia. As jogadoras brasileiras entrarão em campo com a missão de disputar pela quinta vez a medalha de ouro do torneio. A equipe brasileira chega à cidade dia 8 de dezembro, assim como a chilena. As canadenses desembarcam dia 6, e as escocesas, no dia 9.
O técnico Márcio de Oliveira convocou 25 jogadoras na segunda-feira (25/11) e a delegação brasileira se apresentou no dia seguinte para iniciar a fase de preparação para o torneio. Os treinos estão sendo realizados em Pinheiral, no Rio de Janeiro.
"É um momento ímpar na carreira destas jogadoras, poder jogar em um espaço como o Mané. Serve, até mesmo, como preparação para o Mundial de 2015 no Canadá. Esse estádio é uma panela de pressão, o público fica muito pertinho, e acredito que os brasilienses vão carregar nosso time para mais um título", apostou Márcio.
O jogo de abertura será no dia 12 de dezembro, e a final, no dia 22 de dezembro.
Ingressos – Serão vendidos 35 mil ingressos nas partidas que ocorrerão nas quartas-feiras. Para as rodadas de domingo, o estádio terá capacidade máxima aberta ao público (72 mil lugares).
Os valores também mudam de acordo com o dia da semana e ficam entre R$ 15 e R$ 40. Cada bilhete dá direito aos dois jogos de cada rodada. Os torcedores poderão comprar entradas a partir do dia 30/11 (sábado), na bilheteria do Mané Garrincha ou pela internet (www.ingressofacil.com.br).
"É uma faixa de preços bastante acessível. Queremos que toda a população do Distrito Federal vá ao Estádio Nacional, conheça a arena e conheça a nossa seleção feminina de futebol", convidou Paulo Roberto Bastos, diretor da Sports Promotion, que organiza o evento.
O evento será um novo marco para o Mané Garrincha, que em seis meses de operação acumula recordes sucessivos de público e renda. Mais de 600 mil brasilienses já estiveram no estádio desde a inauguração, em maio deste ano.
No gramado, a bola rolou em 13 partidas, sendo duas da Seleção Brasileira masculina, 10 pelo Campeonato Brasileiro e uma pelo Candangão. Em 2014, antes mesmo da Copa do Mundo da FIFA™, já está confirmada a realização das duas partidas finais do Campeonato Brasiliense, nos dias 5 e 12 de abril. Pelo Mundial, haverá sete jogos, o número máximo que uma cidade-sede pode ter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário