sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Hospital de Samambaia aumenta em 500% número de cirurgias


Hospital de Samambaia aumenta em 500% número de cirurgias

Otimização de atendimento se deve à reforma e ampliação da unidade de saúde
 BRASÍLIA (8/11/13) - A quantidade de cirurgias eletivas do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), especialmente de cirurgia geral, aumentou 500% nos últimos meses com a ampliação das salas do centro cirúrgico e a contratação de mais médicos cirurgiões para a unidade.

"Estamos trabalhando para zerar nossas filas de cirurgias eletivas, além de proporcionar serviço de mais qualidade para a população", destacou o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

O centro cirúrgico do HRSam, que contava com uma sala, dispõe hoje de três ambientes para cirurgias de pequena e média complexidades. Além disso, todos os focos cirúrgicos foram trocados.

Outro reforço para a unidade foi o aumento do número de cirurgiões, que passou de onze profissionais em atividade para 31.

"Antes, a média de cirurgias gerais eletivas era de 10 procedimentos por mês. Hoje, o centro cirúrgico realiza em torno de 70 a 80 cirurgias. Um aumento de mais de 500%", revelou o diretor do HRSam, Élio de Aguiar, ao acrescentar que em agosto foram feitas 70 dessas cirurgias e, no mês de setembro, 126.

As cirurgias eletivas com maior demanda são de vesícula e hérnia, conforme explicou o chefe da Unidade de Clínicas Cirúrgicas, Ricardo da Silva Gomes. De acordo com ele, 80% dos procedimentos eletivos referem-se a cirurgias de vesícula e hérnia.

"A abertura das novas salas possibilitou, principalmente, proporcionar uma assistência contínua às urgências cirúrgicas do pronto-socorro e também diminuir o tempo de espera para as cirurgias eletivas", acrescentou Gomes.

No centro cirúrgico são realizadas intervenções gerais, ginecológicas e de mastologia. Desde o início do ano até hoje, a unidade fez mais de 1,2 mil procedimentos cirúrgicos.

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário