Direitos dos animais são debatidos em audiência pública na CLDF
A defesa dos direitos e do bem-estar dos animais, e a necessidade de políticas públicas foram temas de discussão na Audiência Pública em Defesa dos Direitos Animais, realizada no plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF) nesta quinta-feira (7). Proposta pelo presidente da Comissão de Fiscalização, Transparência, Governança e Controle da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), a audiência teve a participação de parlamentares, ativistas e representantes do governo federal que tem atuação direta com animais.
Durante seu discurso, o deputado enfatizou a gravidade dos números de animais abandonados. “Os dados da violência contra animais são estarrecedores. São mais de 20 mil cães e gatos abandonados na cidade. 400 cavalos são achados mortos todo ano pelo SLU. Mais de 900 animais silvestres foram apreendidos pela polícia ambiental até setembro. O poder público não olha para estes números”.
Segundo Joe Valle, todos os deputados da Casa assinaram a criação da Frente e prometeram apoio. Para ele, existe uma lacuna na legislação, e Brasília tem que ser referência. Acredito que com isso haverá rapidez e celeridade na aprovação de projetos de políticas públicas para os animais.
A assessora do deputado Ricardo Izar (PSD-DP), presidente da Frente Parlamentar em defesa dos animais da Câmara Federal, Vanessa Mendes, destacou a resistência que o tema tinha inicialmente no Congresso Nacional. “A Frente demorou para ser formada, pois os deputados no começo tratavam como brincadeira, por julgarem que existem coisas mais importantes a serem tratadas. Entretanto, eles agora querem saber como estão os trabalhos e participam mais”.
As questões do controle populacional e a contextualização da situação dos animais no DF foram apresentadas pela presidente da Proanima, Simone Lima. “Hoje no DF há uma superpopulação de cães e gatos, principalmente pela falta de políticas públicas. Recebemos três denúncias por dia na Proanima de violações contra animais. Temos que mudar essa forma tradicional e equivocada no manejo de cães e gatos, onde não há respaldo legal e desconhecimento do controle populacional”, explicou.
A mestre em Gestão Ambiental, Cristina Torres, relatou o sofrimento de animais que puxam carroças e a relação que isso tem com os seres humanos. “Nos veículos de tração animal, há as três vertentes do problema. A exclusão social, a degradação ambiental e os maus-tratos aos bichos. Vivem do lixo, no lixo.”
No encontro de hoje na CLDF, os presentes tiveram a oportunidade de adotar cães e gatos, todos vacinados e esterilizados. Os animais foram trazidos por integrantes do grupo “Salvando vidas”. “Somos protetores independentes, e arcamos do próprio bolso a hospedagem de cães e gatos em abrigos ou em nossas casas. Viemos para mostrar a importância da adoção e de proteger os animais de maus-tratos”, ressaltou a representante do “Salvando vidas”, Cláudia Guimarães.
A deputada Eliana Pedrosa (PPS) e o deputado Israel Batista (PV) também prestigiaram a audiência e se comprometeram em contribuir com a questão dos direitos dos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário