sábado, 23 de novembro de 2013

Congresso debate a qualificação dos hospitais de ensino do DF


Evento abordará temas como sistema de saúde, gestão, ciência e tecnologia
 BRASÍLIA (23/11/13) - O 1° Congresso de Hospitais de Ensino, da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), acontece dos dias 28 a 30 de novembro, no auditório do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). O evento discutirá a estrutura de gestão e ensino, além de definir os pilares que devem ser adotados pelos hospitais credenciados.

Segundo o subsecretário de Atenção à Saúde da SES/DF, Roberto Bittencourt, o Congresso é o primeiro no Brasil e tem o objetivo de reunir os quatro hospitais credenciados para ensino - Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) e Hospital Regional de Sobradinho (HRS) - para debater os diferenciais que os qualificam para ser um Hospital de Ensino.

Bittencourt ressaltou, ainda, "a importância de alinhar as instituições com os pilares principais: a assistência à saúde, a gestão e o desenvolvimento de pesquisa dos hospitais".

"A associação desses pilares, para certificação como hospital de ensino, é de fundamental importância para o Hospital de Base e para a rede pública. Influi diretamente na melhoria do atendimento ao usuário da saúde", destacou Julival Ribeiro, diretor do HBDF.

Além do debate dos qualificadores e perfis dos hospitais de ensino, serão demonstradas pesquisas realizadas pelos profissionais das unidades de saúde. Até o momento, 16 pesquisas importantes serão apresentadas no Congresso, mas os hospitais ainda podem inscrever seus estudos.

"No Hospital da Asa Norte, temos residências em várias áreas como nutrição, enfermagem, e nas áreas médicas, além do envolvimento da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) nos processos de ensino e pesquisas. Com isso, buscamos nos comprometer na multiplicação do conhecimento. E isso vai sendo revertido para a comunidade do DF", afirmou Fernando Pontes, diretor do HRAN.

A SES/DF tem ainda como parceiro o Hospital Universitário de Brasília - HUB que também é certificado como hospital de ensino.

CANDIDATOS - Outros cinco hospitais da rede são candidatos a certificação: Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Hospital Regional do Gama (HRG), Hospital Regional de Ceilândia (HRC), Hospital Regional do Paranoá (HRPa) e Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

LEGISLAÇÃO - O programa de certificação é regulado pela Portaria Interministerial MEC/MS nº 2400 de 2 de outubro de 2007. O instrumento estabelece os requisitos que um hospital deve preencher para ser considerado hospital de ensino, a partir de quatro dimensões: atenção à saúde, ensino, ciência e tecnologia e gestão.

FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário