quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quase 500 mil veículos do DF ainda estão sem o licenciamento de 2013

Fiscalização começa nesta quinta-feira

Detran começa cobrar apresentação do CRLV 2013 a partir desta quinta-feira (17)Divulgação

Quase 500 mil motoristas do DF ainda não têm o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) de 2013. A partir desta quinta-feira (17), quem for flagrado dirigindo sem o documento estará cometendo infração gravíssima, receberá multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e terá o veículo apreendido.  
O prazo de dez dias úteis concedido pelo Detran para que os proprietários pudessem ainda circular com o documento de 2012 venceu nesta quarta-feira (16).  
Até o momento, 923.378 veículos estão licenciados, mas ainda restam 497.287 sem o licenciamento de 2013. Segundo a legislação, além do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), da taxa de licenciamento anual e do DPVAT(Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), para receber o CRLV de 2013 é necessário que o condutor quite os débitos de multas vencidas.  
Quem já quitou todos os débitos, mas ainda não recebeu o documento deve ligar para o telefone 154 para consultar a situação do veículo e, caso tenha tido o documento devolvido pelos Correios por falta de alguém para recebê-lo, saberá onde buscá-lo. Nos casos em que o pagamento foi efetuado recentemente, o melhor é comparecer a um dos postos de atendimento do Detran ou do Na Hora para retirar o documento.  
O Detran não realizará blitz específica para cobrança do licenciamento, mas quem for parado nas operações de rotina, deverá apresentar o documento de 2013. Mesmo que o veículo esteja licenciado, a falta do documento obrigatório também é infração, penalizada com multa de R$ 53,20, três pontos na CNH e retenção do veículo.
 FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário