terça-feira, 29 de outubro de 2013

PPCUB

PPCUB propõe soluções para a W3


Em debate. Plano de preservação amplia o uso do solo na região, permitindo que os prédios sejam usados para residência. Projeto também cria estacionamentos pagos

Precarização da W2 é um dos pontos a serem combatidos | RICARDO MARQUES/METRO BRASÍLIA
O PPCUB (plano de preservação do conjunto urbanístico de Brasília) propõe soluções para um dos problemas crônicos da cidade: a degradação da avenida W3.

O texto que está em discussão na Câmara Legislativa defende intervenções na W2 para que ela tenha traçado linear, o que melhoraria o tráfego na região. Pelo plano, a via W2 deixaria de ser apenas as costas da W3 espaço que alguns comerciantes usam de maneira precária apenas para o despejo de objetos variados. ...

A proposta que está no PPCUB também cria lotes comerciais nas entrequadras nos espaços onde hoje há bolsões de vagas públicas. No subsolo destes lotes funcionariam estacionamentos rotativos pagos. No primeiro andar, o uso seria para comércios.

O plano de recuperação da avenida inclui ainda uma normatização da publicidade para evitar a poluição visual que toma conta do espaço urbano. Seguindo o plano diretor de publicidade, norma que já existe, os letreiros teriam que se restringir a 20% das fachadas dos edifícios.

Outra inovação do projeto é ampliar o uso do solo, permitindo, inclusive o uso residencial para os prédios da avenida comercial.

Avaliação
Para a urbanista Vera Ramos, do Instituto Geográfico do Brasil, os estacionamentos rotativos são uma má ideia. “Eles podem deslocar a busca por vagas para dentro das entrequadras”, comenta.

A especialista concorda, no entanto, que a comercial precisa de soluções urgentes. “A recuperação da W3 é quase uma lenda do tanto que se fala e não se faz nada”, critica.

Fonte: BLOG DO SOMBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário