Guias de turismo do DF recebem carteiras funcionais
Cerimônia de entrega é parte da programação de seminário direcionado aos guias que atuarão na Copa do Mundo
BRASÍLIA (29/10/13) - Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal entregou hoje 140 carteiras funcionais aos guias de turismo que buscaram a formalização da atividade por meio do Cadastur, cadastro do governo federal para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor.
A cerimônia é parte da programação do "Seminário de Sensibilização do Prestador de Serviços Turísticos", que tem o objetivo de capacitar aqueles que atuarão na recepção do mundial de futebol.
Foram convidados para a mesa de abertura o coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, e a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal, Maria José.
O secretário explicou a importância do cadastro tanto para o guia quanto para o contratante do serviço.
"O cadastro serve como uma chancela do Ministério que mostra a preocupação com a regularidade do trabalho, o que facilita na hora de conquistar os clientes. No caso do consumidor, a vantagem é a possibilidade de solicitar a carteira e ter a certeza de que está contratando um serviço regular", ressaltou Neves.
Segundo estimativa do Ministério do Turismo, 600 mil turistas chegarão a Brasília na Copa do Mundo de 2014: 200 mil oriundos de outros países e 400 mil dos estados brasileiros.
"Precisamos estar preparados e corresponder à altura. O Mundial será nossa janela para o exterior em proporções inéditas. É uma chance única de mostrar que somos um ótimo destino turístico", afirmou Neves.
EMISSÃO - Este ano, o Ministério do Turismo entregou 7.982 carteiras de guias de turismo. No Distrito Federal, de agosto para setembro, a quantidade de empresas e profissionais cadastrados cresceu em 125,6%.
Os documentos necessários para o guia de turismo requisitar a carteirinha são: carteira de identidade (original e cópia) e certificado de conclusão de curso técnico de formação profissional de guia de turismo, cujo plano de curso esteja de acordo com normas do Ministério da Educação (original e cópia).
São necessários, ainda, foto 3x4, formulário de cadastramento preenchido (disponível no site Cadastur), termo de responsabilidade e comprovante de residência atualizado. Os demais prestadores de serviços podem ter informações sobre cadastro no site www.cadastur.turismo.gov.br.
FONTE: AGÊNCIA BRASÍLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário