sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Falha no Bilhete Único causa reflexo em catracas de ônibus nesta sexta

Nesta quinta, catracas do Metrô tiveram problemas e não aceitaram bilhete.
Para corrigir problema, bilhete deve ser usado primeiramente no Metrô.



Após problemas em catracas que rejeitaram o Bilhete Único nesta quinta-feira, passageiros no Terminal Bandeira, no Centro da capital paulista, disseram ter enfrentado dificuldades para utilizar o bilhete na manhã de sexta-feira (25), como mostrou o Bom Dia São Paulo.
Uma passageira disse que seu Bilhete Único não passou em catraca de ônibus nesta sexta.  “No ônibus não passou. [Catraca dizia que] estava sem saldo”, afirmou.
Outro passageiro também não conseguiu utilizar o bilhete no ônibus e disse que seu cartão ainda aparece "sem saldo". 
“Peguei o ônibus de manhã. Tive que pagar condução, pois meu bilhete, que tem R$ 377, eu não posso usar. Peguei o Metrô, que me cobrou R$ 2,50. Disse que validou. Voltei no Metrô agora e deu saldo insuficiente”, afirmou Edson. A reportagem também encontrou passageiros que não relataram problemas na manhã desta sexta.
Os cobradores, segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), estão autorizados para liberar a passagem de usuários do Bilhete Único que estiverem com problemas de leitura. Porém, passageiros disseram ter sido obrigados a pagar com dinheiro.
A SPTrans orienta os usuários a utilizar, primeiramente, o Bilhete Único nas catracas do Metrô para revalidá-lo. No entanto, passageiros que utilizam somente os ônibus disseram à equipe de reportagem que são obrigados a gastar créditos do cartão apenas para revalidá-lo. O posto de atendimento da SPTrans chegou a ter filas no início da manhã no Terminal Bandeiras.
O Metrô disse não ter identificado falhas na aceitação do Bilhete Único na manhã desta sexta. Quando ocorre erro de leitura, os funcionários da companhia estão orientados a liberar a passagem.

O usuário que após utilizar o bilhete na catraca do Metrô, continuar com problemas para utilizar o bilhete deve buscar um posto da SPTrans (veja a relação dos 40 postos abaixo).
Falha
A falha no sistema ocorreu especificamente em validadores de catraca que aceitam dois cartões: Bilhete Único e o Cartão BOM, utilizado na Região Metropolitana.
A SPTrans afirmou ainda que empresas responsáveis pela falha foram acionadas para desenvolver a "solução tecnológica" e que os passageiros prejudicados terão os cartões trocados ou a recarga dos créditos perdidos.

Postos da SPTrans
Confira abaixo a relação dos postos da empresa:
POSTOS 24 HORAS

Terminal Amaral Gurgel
Endereço: R. DR. FREDERICO STEIDEL, 107
Terminal Ângela
Endereço: ESTR. DO M'BOI MIRIM, 4901
Terminal Bandeira
Endereço: PÇA. BANDEIRA, 0

Terminal Cachoeirinha
Endereço: R. CEL. TRISTÃO, 0
Terminal Campo Limpo
Endereço: R. CAMPINA GRANDE, 43

Terminal Capelinha
Endereço: ESTR. DE ITAPECERICA, 3222

Terminal Grajaú
Endereço: R. GIOVANNI BONONCINI, 77
Terminal Guarapiranga
Endereço: TERM. GUARAPIRANGA, 152

Terminal João Dias
Endereço: AV. JOÃO DIAS, 3589

Terminal Lapa
Endereço: R. CATÃO, 50

Terminal Parelheiros
Endereço: ESTR. DA COLÔNIA, 0
Terminal Pirituba
Endereço: AV. DR. FELIPE PINEL, 60

Terminal Parque Dom Pedro II
Endereço: PAS. PASSARELA MERCADO, 0

Terminal Sacomã
Endereço: R. BOM PASTOR, 3000
FONTE: G1 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário