quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Economia

Inflação sobe pelo segundo mês consecutivo e IPCA chega a 0,35%Dólar e reajuste das passagens aéreas levam a alta no IPCA. Em 12 meses, pela primeira vez, índice fica abaixo de 6%

   

Com trigo importado, o pãozinho francês sobe 3,37% em setembro (Antônio Cunha/Esp/CB/D.A Press)
Com trigo importado, o pãozinho francês sobe 3,37% em setembro


Pelo segundo mês consecutivo, a inflação acelerou no país e, embora o governo mantenha o discurso de que ela está sob controle, a alta dos preços segue preocupando. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ganhou força de agosto para setembro, passando de 0,24% para 0,35%. A leitura positiva dos números divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que, pela primeira vez no ano, a taxa acumulada em 12 meses — 5,86% — ficou abaixo de 6%.

A alta do dólar contribuiu para o resultado do mês, elevando os preços de matérias-primas, como o trigo. O pãozinho francês subiu 3,37% no mês passado, após aumento de 1,56% em agosto. “Hoje, compro cinco pães por R$ 2,45. Antes, chegava a levar quase o dobro pelo mesmo valor”, comparou a estudante Rafaele Gaspar, 26. A divisa norte-americana influenciou também no valor das carnes, cuja variação foi de 0,88%.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário