segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Começa limpeza para evitar novos vazamentos no Lago Paranoá

Intenção dos técnicos é tirar óleo que está impregnado nas galerias de águas pluviais

Mancha de óleo no Lago Paranoá foi causada por caldeira do HranAgência Brasil
Começou neste domingo (27) a limpeza para evitar novos vazamentos no Lago Paranoá. Técnicos da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) e do Corpo de Bombeiros fizeram o trabalho nas galerias de águas pluviais da Asa Norte, área central de Brasília, até o lago. A intenção é evitar que o resto de óleo que está na rede contamine novamente o local.  
Os trabalhos começaram bem cedo perto do Hran (Hospital Regional da Asa Norte). Laudos da UnB (Universidade de Brasília e da Caesb (Companhia de Saneamento Básico do DF) comprovaram que o óleo que contaminou o lago na última semana é combustível e veio das caldeiras do hospital.   
A pista foi interditada durante os serviços e água quente foi jogada por uma mangueira do Corpo de Bombeiros para ajudar a retirar o óleo que está impregnado na tubulação.   
O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Brandão, explicou que a intenção é evitar que, durante o período de chuva, aconteça uma nova contaminação.   
— Se só descontaminarmos o lago, nas próximas chuvas esse óleo que está impregnado na galeria vai descer novamente.   
mancha de óleo foi flagrada pelo helicóptero da TV Record Brasília na última semana. Do alto, era possível ver nitidamente a área atingida. Bombeiros fizeram o trabalho de contenção e parte dele foi retirada. Por conta da contaminação, alguns animais foram prejudicados. 

FONTE: R7 DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário