Começa limpeza para evitar novos vazamentos no Lago Paranoá
Intenção dos técnicos é tirar óleo que está impregnado nas galerias de águas pluviais
Mancha de óleo no Lago Paranoá foi causada por caldeira do HranAgência Brasil
Começou neste domingo (27) a limpeza para evitar novos vazamentos no Lago Paranoá. Técnicos da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) e do Corpo de Bombeiros fizeram o trabalho nas galerias de águas pluviais da Asa Norte, área central de Brasília, até o lago. A intenção é evitar que o resto de óleo que está na rede contamine novamente o local.
Os trabalhos começaram bem cedo perto do Hran (Hospital Regional da Asa Norte). Laudos da UnB (Universidade de Brasília e da Caesb (Companhia de Saneamento Básico do DF) comprovaram que o óleo que contaminou o lago na última semana é combustível e veio das caldeiras do hospital.
A pista foi interditada durante os serviços e água quente foi jogada por uma mangueira do Corpo de Bombeiros para ajudar a retirar o óleo que está impregnado na tubulação.
O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Brandão, explicou que a intenção é evitar que, durante o período de chuva, aconteça uma nova contaminação.
— Se só descontaminarmos o lago, nas próximas chuvas esse óleo que está impregnado na galeria vai descer novamente.
A mancha de óleo foi flagrada pelo helicóptero da TV Record Brasília na última semana. Do alto, era possível ver nitidamente a área atingida. Bombeiros fizeram o trabalho de contenção e parte dele foi retirada. Por conta da contaminação, alguns animais foram prejudicados.
FONTE: R7 DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário