Lago Paranoá amanhece com mancha de óleo
De acordo com os funcionários do clube, o vazamento ocorreu às 15h de quarta-feira (16), mas só hoje o Corpo de Bombeiros chegou ao local. O capitão Rodrigo Rasia do Corpo de Bombeiros informou que o óleo é derivado do petróleo, e que as primeiras medidas já foram tomadas: "Primeiro colocamos boias de contenção para evitar que o óleo se espalhe, e depois jogamos um pó de alta capacidade de absorção. Agora vamos procurar por mais vazamentos e tentar conter o restante da mancha".
Fernanda Tápia, gerente de fiscalização do Ibram, diz que a contaminação pode matar os peixes do local, e que não se pode contabilizar o tempo para a limpeza do lago. Segundo ela, "há suspeitas de a mancha vir de uma obra de pavimentação, mas ainda é cedo para saber".
Os hidrocarbonetos provenientes do petróleo estão sendo retirados da água. Ainda não se sabe as causas reais do vazamento e nem quando os resíduos vão ser totalmente retirados, mas as medidas já foram tomadas, resta aguardar. O Iate Clube, um dos prejudicados pela mancha, ficará aberto, mas as atividades aquáticas feitas no lago estão suspensas por tempo indeterminado.
Mais informações
O Corpo de Bombeiros concederá coletiva à imprensa, hoje (17), às 14h, para falar sobre operação que será feita a contenção da mancha de óleo no Lago Paranoá.
Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário