segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CICLOVIAS DO DF ESTÃO SENDO FISCALIZADAS POR JOE VALLE (PDT)


Os ciclistas do Distrito Federal tem agora apoio para fiscalizar e cobrar manutenção nas ciclovias, uma das alternativas para melhorar a mobilidade urbana. O deputado Joe Valle (PDT), presidente da Comissão de Fiscalização, Transparência e Controle da Câmara Legislativa do DF (CLDF), vistoriou as ciclovias recém-construídas da Asa Norte, no dia 27 de outubro. O ponto de partida e de chegada foi a quadra 314 norte. 
 
Acompanhado de integrantes de grupos de ativistas do ciclismo, ele percorreu um trajeto definido para observar possíveis falhas e imperfeições em relação ao projeto inicial. Joe Valle ressaltou o papel de fiscalização da CLDF e a necessidade de constatar falhas a serem corrigidas. “Umas das funções da Câmara é essa, de fiscalizar. Para isso foi criada a comissão de fiscalização. O projeto tem que ser bem feito, não apenas para o governante falar que fez. Tem que seguir ao plano original para atender bem à população, deste jeito está incompleto e será desperdício de verba pública. Se necessário, colocarei uma emenda no orçamento para concluir o que falta.”

Ele também aproveitou para apresentar seu plano de fazer um caderno que irá tratar apenas a questão da mobilidade, um dos eixos do seu mandato, e para convidar os ciclistas a participar da audiência pública do dia 1º, na CLDF, que debaterá a Mobilidade Sustentável. O tema está em pauta com a divulgação do estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que revela os problemas de mobilidade urbana nas grandes cidades. Segundo o deputado, o próximo local a ter suas ciclovias vistoriadas será São Sebastião. Ele adianta que outras cidades também serão visitadas.

Joe Valle enumerou alguns quesitos que faltam nas ciclovias que poderiam dar mais conforto e segurança aos ciclistas. “Em alguns lugares falta iluminação e os cruzamentos não estão sinalizados para os carros que ali há passagem de uma ciclovia. Já em outros trechos, não tem continuidade ou existem rachaduras. A faixa de pedestre ser ao lado da ciclovia seria o ideal. São detalhes, mas que são percebidos por quem utiliza com frequência o espaço e tem influência”, afirmou.

O ciclista Fernando Pimenta, do grupo de ciclistas Pedal Noturno DF, lembrou a importância da sinalização e de respeito de motoristas e pedestres.“Deveria ter sinalização nas ruas próximas para os carros diminuírem a velocidade quando tiver a passagem da ciclovia. A recuperação das calçadas próximas também evitaria que o pedestre venha para a ciclovia", relatou.

A representante da Rodas da Paz, Renata Florentino, agradeceu ao apoio do deputado e frisou a utilidade de vistorias como a de hoje. “Gostaria deagradecer a iniciativa de Joe Valle de realizar essa fiscalização, com olhos atentos a detalhes que às vezes as pessoas não percebem mas que  fazem diferença para os ciclistas”.

 Em uma cidade onde 64% dos domicílios possuem veículo e a frota já chega a 1,5 milhão de automóveis e motos, as ciclovias surgiram como opção para a mobilidade urbana. Mais de 10% dos brasilienses levam mais deu uma hora até o trabalho. O tempo médio de duração deste tipo de deslocamento foi para 35 minutos. A cada ano, cerca de 70 mil carros a mais vão para as ruas da capital.

Atualmente, o DF possui cerca de 170 km de ciclovias. 192 km estão em construção e outros trechos estão em fase de projeto e licitação. A intenção do GDF é que o Distrito Federal tenha 600 km de ciclovias até o fim de 2014. Com isso, seria a unidade da Federação com a maior malha cicloviária, na frente de RJ e SP. Segundo o estudo do IPEA, dois dos maiores desafios para a gestão de circulação de pessoas nos grandes centros urbanos são a falta de financiamento dos programas de educação e segurança no trânsito e insuficiência da fiscalização.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário